A Volkswagen AG prevê um prejuízo de €1,5 bilhão (cerca de US$ 1,6 bilhão) em 2025 devido à dificuldade em atender aos padrões mais rígidos de emissões estabelecidos pela União Europeia (UE).
Esses custos incluem possíveis multas por exceder os novos limites de emissões, conforme explicou Rolf Woller, chefe de relações com investidores da montadora, durante uma conferência com analistas.
Além das penalidades, a Volkswagen também espera que os lucros sejam reduzidos pela necessidade de aumentar a venda de veículos elétricos, menos rentáveis em comparação com os modelos movidos a combustão interna.
Essa mudança, essencial para atender às metas ambientais, impacta diretamente a lucratividade da empresa.
O setor automotivo como um todo enfrenta desafios significativos em um cenário de demanda abaixo do esperado por EVs e uma concorrência crescente de fabricantes chineses, que estão conquistando espaço no mercado europeu com modelos acessíveis.
Enquanto isso, algumas montadoras e legisladores têm pressionado a UE para revisar suas regulamentações de emissões, que atualmente favorecem fabricantes como a Tesla.
A gigante norte-americana se beneficia do esquema de “pooling”, no qual seus EVs contribuem para reduzir as emissões médias das frotas de empresas parceiras, como Toyota, Stellantis e Ford.
Para a Volkswagen, 2024 já foi um ano desafiador, e o cenário para 2025 continua incerto. O principal problema é a falta de novos modelos elétricos para o mercado neste ano, o que complica ainda mais os planos do CEO Oliver Blume de reestruturar a empresa.
Com excesso de capacidade produtiva e uma concorrência cada vez mais feroz, a montadora precisa lidar com a pressão de se adaptar rapidamente às mudanças no mercado.
A situação reflete os dilemas enfrentados por grandes fabricantes de automóveis em um momento de transição para a eletrificação.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!