Motoristas da Austrália que quiserem pilotar carros super esportivos agora precisam tirar um tipo especial de carteira de habilitação

lamborghini huracan prototype awc 2
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Motoristas na Austrália do Sul agora precisam obter uma licença especial, a chamada “U-Class,” para conduzir veículos classificados como ultra high-powered vehicles (UHPVs), uma medida inédita no país.

A nova regulamentação, em vigor desde 1º de dezembro de 2024, exige que os condutores desses carros de alto desempenho completem um curso online e estejam sujeitos a novas penalidades mais rigorosas.

Veículos ultrapotentes são definidos como aqueles com uma relação peso-potência de pelo menos 276 kW por tonelada, com peso bruto de até 4,5 toneladas.

Cerca de 200 modelos se enquadram na categoria, incluindo supercarros como o Lamborghini Huracan (292 kW/tonelada) e alguns sedãs de alta performance.

lamborghini huracan prototype awc 1
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Motocicletas e ônibus estão isentos das novas regras.

Motoristas de UHPVs agora estão proibidos de desativar sistemas avançados de assistência, como:

– Controle de tração (TCS)
– Frenagem de emergência autônoma (AEB)
– Controle eletrônico de estabilidade (ESC)
– Sistema antitravamento dos freios (ABS)

A violação dessas normas em vias públicas pode resultar em multas de até AU$ 5000 e seis pontos na carteira.

Para obter a licença U-Class, os motoristas devem concluir um curso online de 30 a 45 minutos, que custa AU$ 61, e passar em um teste.

Após a aprovação, a emissão da licença requer uma taxa adicional de AU$ 20. O curso foi projetado para educar os motoristas sobre os riscos associados a UHPVs e como utilizar sistemas avançados de assistência ao motorista.

Visitantes de outros estados podem dirigir UHPVs na Austrália do Sul com suas licenças atuais, mas também estão sujeitos às penalidades se desativarem sistemas de assistência obrigatórios.

As mudanças foram impulsionadas por tragédias como a morte de Sophia Naismith, de 15 anos, atropelada por um Lamborghini Huracan em 2019. O caso revelou lacunas nas leis de trânsito, especialmente para motoristas cuja conduta, embora perigosa, não atendia aos critérios para acusações mais graves.

Além da U-Class, as reformas incluem penalidades mais severas para motoristas responsáveis por mortes ou lesões graves. A pena máxima por dirigir sem o devido cuidado aumentou de 12 meses para até sete anos de prisão.

A Austrália do Sul é o primeiro estado a implementar uma licença específica para veículos ultrapotentes, destacando-se em relação a outros estados como Victoria, Nova Gales do Sul e Queensland, que ainda não têm planos semelhantes.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.