Motorista chinesa viu a autonomia de seu carro elétrico cair de 400 km para 40 km em apenas um ano e meio; cliente descobriu que o fabricante do veículo não tem baterias sobressalentes

neta aya
neta aya

UPDATE: A Neta Auto entrou em contato com o Notícias Automotivas para dar seu posicionamento sobre o caso da matéria. Segue texto abaixo:

Ela foi comprar um carro elétrico e encontrou na marca local Neta uma boa opção, com o modelo Aya sendo seu modelo preferido. Tendo pago 76.000 yuans ou R$ 64.090 em conversão direta, a Sra. He de Huzhou, na província de Zhejiang, teve uma surpresa desagradável.

Isso não veio de imediato e sim após um ano e meio com o Neta Aya, com Sra. He descobrindo que a autonomia de seu Aya caiu simplesmente de 401 km no ciclo CLTC para apenas 40 km…

Comprado em maio de 2023, o Neta Aya chegou ao fim de 2024 com um alcance extremamente baixo, o que levou a Sra. He a ir até a concessionária onde havia adquirido o carro, mas por conta de um feriado, esta loja estava fechada.

He não desistiu de resolver seu problema e foi até outra loja da Neta, uma “4S” para realizar reparos em seu Aya. Lá, descobriu que a bateria de lítio de seu crossover elétrico estava com defeito e precisaria ser trocada.

Como o carro estava na garantia, He nem se preocupou com isso, mas a verdade é que a coisa mudou rapidamente ao ser revelado pela Neta que não havia baterias sobressalentes para a substituição.

neta aya da sra he
neta aya da sra he

Sem unidades na fábrica, a revenda não tem como trocar a bateria da Sra. He antes do Ano Novo, porém, o caso foi registrado no final de dezembro e a cliente não sabe se é 1 ou 29 de janeiro, já que esta última é a comemoração do Ano Novo Chinês.

He conta em um vídeo na internet chinesa que a autonomia caiu rapidamente com o frio intenso que está fazendo na China e o alcance primeiro foi reduzido para 60 km e depois para 40 km, sendo que todos os dias ela roda 42 km para trabalhar.

Não tendo resposta da montadora, a loja 4S emprestou à He um “daibuche” ou qualquer tipo de veículo de baixo desempenho, entre um scooter elétrico e um quadriciclo, conforme nos conta o site CarNewsChina .

Na China, a Neta não está bem das pernas, com rumores de potencial falência do grupo Hozon Auto, seu proprietário. Aqui, a marca chinesa atrasou os planos antes de vender seus carros.

Parece nesse caso que nem todas as marcas chinesas estão prontas para disputar mercado dentro e fora da China.

Posicionamento da Neta Auto:

“No Brasil o AYA passou por todos os testes exigidos pela legislação brasileira, obtendo no programa de etiquetagem veicular (PBEV) no Inmetro a classificação “A” em eficiência energética. Com uma bateria de 40,7 kW/h o NETA AYA oferece alcance de 263 quilômetros com uma carga de bateria.
As baterias do NETA AYA comercializado no Brasil são fornecidas pela CATL (uma das maiores empresas do mundo) e têm garantia de oito anos”.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X