UPDATE: A Neta Auto entrou em contato com o Notícias Automotivas para dar seu posicionamento sobre o caso da matéria. Segue texto abaixo:
Ela foi comprar um carro elétrico e encontrou na marca local Neta uma boa opção, com o modelo Aya sendo seu modelo preferido. Tendo pago 76.000 yuans ou R$ 64.090 em conversão direta, a Sra. He de Huzhou, na província de Zhejiang, teve uma surpresa desagradável.
Isso não veio de imediato e sim após um ano e meio com o Neta Aya, com Sra. He descobrindo que a autonomia de seu Aya caiu simplesmente de 401 km no ciclo CLTC para apenas 40 km…
Comprado em maio de 2023, o Neta Aya chegou ao fim de 2024 com um alcance extremamente baixo, o que levou a Sra. He a ir até a concessionária onde havia adquirido o carro, mas por conta de um feriado, esta loja estava fechada.
He não desistiu de resolver seu problema e foi até outra loja da Neta, uma “4S” para realizar reparos em seu Aya. Lá, descobriu que a bateria de lítio de seu crossover elétrico estava com defeito e precisaria ser trocada.
Como o carro estava na garantia, He nem se preocupou com isso, mas a verdade é que a coisa mudou rapidamente ao ser revelado pela Neta que não havia baterias sobressalentes para a substituição.
Sem unidades na fábrica, a revenda não tem como trocar a bateria da Sra. He antes do Ano Novo, porém, o caso foi registrado no final de dezembro e a cliente não sabe se é 1 ou 29 de janeiro, já que esta última é a comemoração do Ano Novo Chinês.
He conta em um vídeo na internet chinesa que a autonomia caiu rapidamente com o frio intenso que está fazendo na China e o alcance primeiro foi reduzido para 60 km e depois para 40 km, sendo que todos os dias ela roda 42 km para trabalhar.
Não tendo resposta da montadora, a loja 4S emprestou à He um “daibuche” ou qualquer tipo de veículo de baixo desempenho, entre um scooter elétrico e um quadriciclo, conforme nos conta o site CarNewsChina.
Na China, a Neta não está bem das pernas, com rumores de potencial falência do grupo Hozon Auto, seu proprietário. Aqui, a marca chinesa atrasou os planos antes de vender seus carros.
Parece nesse caso que nem todas as marcas chinesas estão prontas para disputar mercado dentro e fora da China.
Posicionamento da Neta Auto:
“No Brasil o AYA passou por todos os testes exigidos pela legislação brasileira, obtendo no programa de etiquetagem veicular (PBEV) no Inmetro a classificação “A” em eficiência energética. Com uma bateria de 40,7 kW/h o NETA AYA oferece alcance de 263 quilômetros com uma carga de bateria.
As baterias do NETA AYA comercializado no Brasil são fornecidas pela CATL (uma das maiores empresas do mundo) e têm garantia de oito anos”.
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