Nos EUA, uma das “máximas” da realidade automotiva do país é que o seguro de automóveis em Detroit é o mais caro entre os states. Até então, o que se sabia é que o custo maior com seguro na “Motorcity” era devido à alta taxa de criminalidade.
Todavia, uma investigação desmistificou essa história de que o seguro mais caro dos EUA era devido à enorme criminalidade na cidade das Big Three. Com um custo anual de US$ 5.300, o que dá uns R$ 29.000, o seguro automotivo em Detroit é inviável para a maioria das pessoas.
O número de roubos e arrombamentos de veículos na cidade dos carros é considerado bem elevado para a média americana, ainda que Los Angeles venha tendo algum protagonismo nessa história.
Mas, segundo investigação da The Markup, as apólices mais caras em Detroit são com base em localização, obviamente com as regiões mais perigosas sendo as mais caras, porém, aí um detalhe revelador é que as localizações também estão relacionadas com questões raciais.
Clientes negros de Michigan estariam pagando mais que brancos por suas apólices de seguro. A investigação mostrou que o seguro é mais caro em regiões mais densamente povoadas de Detroit, mas entre brancos e negros, estes últimos são os que pagam mais.
Em bairros onde a relação de brancos para negros é de 2 por 1, os negros pagam bem mais pelo seguro de seus carros que os brancos. Descobriu-se que quase o dobro de moradores negros dessas regiões foram solicitados a pagar as taxas mais caras.
Foram analisados os planos de cobertura Allstate, Auto Club, Citizens, Liberty Mutual e State Farm. Nos planos mais simples de cobertura, como Auto Club, Citizens e State Farm, os negros pagam bem mais que os brancos.
Já no Allstate e Liberty Mutual, os mais completos e igualmente muito mais caros, os brancos pagam bem mais que os negros. No fim, descobriu-se que o crime, motivo que deveria ser o motivador dos custos do seguro, em realidade não é a única métrica usada para definir os perfis dos clientes em Detroit.
[Fonte: Outlier Media]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!