Montadoras americanas reduzem perdas em ações após Trump acertar com México; tarifa de 25% é suspensa por 30 dias

mustang mach e gt 2024 1
mustang mach e gt 2024 1

Após o presidente dos EUA Donald Trump ter anunciado tarifas de importação de 25% sobre carros mexicanos, assim como canadenses, as ações das montadoras, em especial as americanas, despencaram.

Segundo a Reuters , a General Motors caiu 3,4%, a Ford perdeu 1,9% e a Tesla despencou 5,7%. apenas nesta segunda (3), primeiro dia útil após o anúncio da sobretaxa imposta pela Casa Branca no sábado (1).

A queda geral nas ações não contemplou apenas o setor automotivo, indo de cervejarias a mineradora de urânio, praticamente não escapando nenhum setor do impacto causado pela guerra comercial iniciada.

Todavia, no setor automotivo, a queda das ações das montadoras americanas deveria ser maior e só não foi porque Donald Trump e Claudia Sheinbaum chegaram a um acordo inicial sobre a fronteira.

A presidente do México garantiu imediato envio de 10.000 agentes de segurança para a fronteira com os EUA, de modo a combater ações de organizações criminosas, especialmente do tráfico de drogas.

Já Trump concordou em reforçar a segurança do lado americano para evitar o contrabando de armas que alimentam os carteis mexicanos.

Após longa conversa com Sheinbaum, Trump anunciou a suspensão imediata da tarifa de 25% sobre carros e outros bens mexicanos por 30 dias, como garantia de que o país latino honrará seu compromisso com os states.

Isso reduziu as perdas das montadoras americanas, porém, o processo deve continuar porque elas tem operações no Canadá, que oficializou sua retaliação contra Washington.

Todavia, as montadoras asiáticas, presentes nos EUA e também no México tiveram quedas mais expressivas nesta segunda.

A Toyota e a Nissan perderam mais de 5% do valor de suas ações, enquanto Honda caiu mais de 7%.

A Toyota produz no México, mas não tanto quanto a Nissan, com produção maior que a Honda no país latino.

Mas, no Canadá, onde a situação é mais delicada, a Honda é a japonesa com maior concentração de ativos.

 

 

 

 


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias EUA
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X