Enquanto a eletrificação corre a passos largos na Europa, alguns fabricantes tentam emplacar combustíveis sintéticos para manter os carros a combustão rodando no velho continente por muito mais tempo.
Esse é o caso da Stellantis com a Aramco, que se uniram para fornecer combustíveis sintéticos e a montadora diz que carros a combustão rodarão tranquilamente até 2050.
Num levantamento feito ao nível europeu, considerando 24 famílias de motores de todos os fabricantes presentes na região desde 2014, a Stellantis diz que representam 28 milhões em circulação e estes motores estão aptos a funcionar com eFuel.
A Stellantis efetuou testes com combustíveis fornecidos pela petrolífera saudita Aramco, sendo o eFuel de baixo carbono um combustível sintético produzido pela reação do CO2, capturado diretamente da atmosfera ou de uma instalação industrial, com hidrogênio renovável.
Isso torna o combustível um produto com carbono neutro, estando assim em sintonia com a proposta de alguns fabricantes que querem manter em parte suas ofertas de carros híbridos nos próximos anos.
A Stellantis diz que a utilização de eFuel de baixo carbono tem o potencial de reduzir as emissões de dióxido de carbono dos veículos de combustão interna existentes em pelo menos 70% com base no ciclo de vida.
A comparação é feita com os combustíveis convencionais, derivados de petróleo, que atualmente continuam a dominar o cenário, porém, o fim da venda de carros novos a combustão, acelerará o fim da gasolina e diesel atuais.
No caso da Stellantis, a empresa reafirma que planeja reduzir pela metade a sua pegada de carbono até 2030 e em algum momento, o fabricante terá seu portfólio de carros a combustão reduzido rapidamente.
O mesmo em relação a outros fabricantes, ainda mais que a UE proibirá vendas de carros a gasolina e diesel em 2035.
Com enorme frota em circulação, a União Europeia reduzirá em muito a emissão de CO₂ com eFuel nas próximas três décadas.
COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!