O Oceano Pacífico tem uma variação enorme de marés e tempestades, assim como também sofre com o que vem do subsolo marinho, os efeitos de terremotos que provocam maremotos, os famosos tsunamis.
Nas primeiras horas do ano, o Japão foi atingido por tsunami e terremoto, mas pouco antes, na Costa Oeste dos EUA, uma súbita elevação no nível do mar surpreendeu banhistas e pessoas com seus carros em praias da Califórnia.
Vários vídeos postados nas redes sociais, mostram o momento em que uma onda maior varre grandes porções da faixa de areia, causando milhões de dólares de prejuízo ao arrastar carros, motos, trailers e motor homes estacionados na areia.
Mesmo em locais considerados seguros contra a alta natural da maré, os carros não foram poupados, mas quem estava experto, percebeu o perigo ainda na formação das ondas e saiu com seu veículo, mesmo que alguns tendo de usar o 4×4 para vencer a água.
Outros tantos, contudo, não tiveram a mesma sorte e alguns veículos foram tombados com a força do mar, enquanto pais, assustados, pegaram seus filhos e correram para terrenos mais elevados.
Nem perto dos tsunamis japoneses, a onda americana atolou a danificou muitos carros, especialmente na praia de Ventura, na Califórnia. Todavia, em alguns trechos, a mesma chegou bem forte e arrastou também pessoas no local.
Num dos vídeos, alguém numa picape tenta escapar, mas a água acaba atingindo o veículo que, mesmo assim, consegue sair do local. Em algumas cidades, o mar destruiu calçadões e ruas, assim como alagou outras áreas.
O mar também invadiu residências e estabelecimentos comerciais na região, sempre com muita força. Noutra cena impressionante, um caminhão de bombeiros quase foi levado pela onda, enquanto as pessoas corriam com água nas pernas.
Algumas pessoas ficaram feriadas e a Guarda Costeira dos EUA (USCG) fez buscas no mar a procura de vítimas do avanço do mar sobre a Costa Oeste.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!