Michelin e Brembo unem forças para criar freios e pneus inteligentes que “conversam” entre si, através do uso de IA

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A Michelin e a Brembo estão colaborando para desenvolver um sistema inovador de controle veicular que promete transformar a segurança e o desempenho dos carros modernos.

O conceito utiliza inteligência artificial e sensores avançados para permitir que freios, pneus e o próprio veículo “conversem” entre si, otimizando a frenagem e a aderência em tempo real.

A Brembo, famosa por seus sistemas de frenagem de alto desempenho, está expandindo as capacidades da sua tecnologia Sensify .

Usando algoritmos preditivos e IA, o sistema vai além dos freios ABS tradicionais, que respondem a situações emergenciais.

Em vez de apenas reagir, o Sensify utiliza dados como velocidade, posição e condições da estrada para prever como o veículo deve se comportar.

Isso significa que, ao pressionar o pedal do freio, o sistema pode determinar automaticamente a força necessária e distribuir essa força para as rodas de forma otimizada, mesmo em condições complexas.

De acordo com a Brembo, a IA está presente em todas as etapas do desenvolvimento do Sensify, desde o design inicial até os testes finais.

Isso permite que os algoritmos sejam ajustados para lidar com uma variedade de cenários, garantindo maior precisão, confiabilidade e desempenho em qualquer situação.

É aqui que a Michelin entra. A fabricante francesa de pneus está desenvolvendo softwares capazes de monitorar o estado dos pneus sem sensores dedicados.

Usando dados fornecidos pelo veículo — como carga, desgaste e aderência —, o sistema analisa e comunica essas informações ao cérebro do carro. Os produtos Michelin SmartWear, SmartLoad e SmartGrip serão parte integrante dessa nova abordagem, prometendo anúncios publicitários em breve.

A integração entre pneus e freios traz benefícios como:

– Redução na distância de frenagem;
– Maior estabilidade lateral;
– Melhor gerenciamento de tração;
– Eliminação de travamentos das rodas.

Sem sensores exclusivos: a democratização da tecnologia

O aspecto mais interessante desse projeto é que ele não exige sensores proprietários que funcionam apenas com pneus Michelin.

Em vez disso, os sistemas utilizam a vasta quantidade de informações que os carros modernos já possuem para extrapolar as condições dos pneus. Isso significa que a tecnologia tem o potencial de ser implementada em qualquer veículo moderno, independentemente da marca de pneus instalada.

Embora o projeto ainda esteja em fase de desenvolvimento, os primeiros testes mostraram resultados promissores, incluindo melhorias significativas na segurança e no desempenho dos veículos.

As empresas não divulgaram quando veremos essa tecnologia no mercado ou quais montadoras poderiam adotá-la, mas confirmaram que a tecnologia pode ser integrada a praticamente qualquer veículo moderno.

Com essa colaboração, Michelin e Brembo não estão apenas melhorando os componentes individuais de um carro, mas criando um ecossistema inteligente onde cada peça trabalha em harmonia.

Freios que prevêem condições de estrada e pneus que informam seu estado em tempo real podem ser um divisor de águas para a segurança automotiva.


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.