A Michelin e a Brembo estão colaborando para desenvolver um sistema inovador de controle veicular que promete transformar a segurança e o desempenho dos carros modernos.
O conceito utiliza inteligência artificial e sensores avançados para permitir que freios, pneus e o próprio veículo “conversem” entre si, otimizando a frenagem e a aderência em tempo real.
A Brembo, famosa por seus sistemas de frenagem de alto desempenho, está expandindo as capacidades da sua tecnologia Sensify.
Usando algoritmos preditivos e IA, o sistema vai além dos freios ABS tradicionais, que respondem a situações emergenciais.
Em vez de apenas reagir, o Sensify utiliza dados como velocidade, posição e condições da estrada para prever como o veículo deve se comportar.
Isso significa que, ao pressionar o pedal do freio, o sistema pode determinar automaticamente a força necessária e distribuir essa força para as rodas de forma otimizada, mesmo em condições complexas.
De acordo com a Brembo, a IA está presente em todas as etapas do desenvolvimento do Sensify, desde o design inicial até os testes finais.
Isso permite que os algoritmos sejam ajustados para lidar com uma variedade de cenários, garantindo maior precisão, confiabilidade e desempenho em qualquer situação.
É aqui que a Michelin entra. A fabricante francesa de pneus está desenvolvendo softwares capazes de monitorar o estado dos pneus sem sensores dedicados.
Usando dados fornecidos pelo veículo — como carga, desgaste e aderência —, o sistema analisa e comunica essas informações ao cérebro do carro. Os produtos Michelin SmartWear, SmartLoad e SmartGrip serão parte integrante dessa nova abordagem, prometendo anúncios publicitários em breve.
A integração entre pneus e freios traz benefícios como:
– Redução na distância de frenagem;
– Maior estabilidade lateral;
– Melhor gerenciamento de tração;
– Eliminação de travamentos das rodas.
Sem sensores exclusivos: a democratização da tecnologia
O aspecto mais interessante desse projeto é que ele não exige sensores proprietários que funcionam apenas com pneus Michelin.
Em vez disso, os sistemas utilizam a vasta quantidade de informações que os carros modernos já possuem para extrapolar as condições dos pneus. Isso significa que a tecnologia tem o potencial de ser implementada em qualquer veículo moderno, independentemente da marca de pneus instalada.
Embora o projeto ainda esteja em fase de desenvolvimento, os primeiros testes mostraram resultados promissores, incluindo melhorias significativas na segurança e no desempenho dos veículos.
As empresas não divulgaram quando veremos essa tecnologia no mercado ou quais montadoras poderiam adotá-la, mas confirmaram que a tecnologia pode ser integrada a praticamente qualquer veículo moderno.
Com essa colaboração, Michelin e Brembo não estão apenas melhorando os componentes individuais de um carro, mas criando um ecossistema inteligente onde cada peça trabalha em harmonia.
Freios que prevêem condições de estrada e pneus que informam seu estado em tempo real podem ser um divisor de águas para a segurança automotiva.
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