Mesmo sob Trump, GM amplia metas e investimentos em carros elétricos; veja como a americana supera a Tesla em crescimento

gmc sierra denali ev 2
gmc sierra denali ev 2

O novo governo de Donald Trump não alterou significativamente os planos da General Motors para o mercado de carros elétricos nos EUA, com o pesado investimento de Detroit ainda se mantendo.

A GM estabeleceu uma meta de 300.000 carros elétricos a serem vendidos somente nos EUA em 2025, sendo que parte do volume será oferecido ao mercado via concessionários, enquanto outra parte será por meio da internet.

Não se sabe ainda se estes números incluem as vendas de modelos como Honda Prologue e Acura ZDX, mas acredita-se que sim, com modelos da Chevrolet, GMC e Cadillac atingindo os consumidores, sem o bônus federal.

cadillac lyriq (1)
cadillac lyriq (1)

Para 2025, a GM tem alguns desafios, como o lançamento da segunda geração do Chevrolet Bolt, que precisará ser um carro elétrico barato e cujo projeto continua envolto em mistério.

Isso porque a plataforma Ultium é feita para carros grandes e o Bolt originalmente era pequeno, o que significa que pode surgir uma nova plataforma Ultium “Light”.

Seja como for, os planos da GM não mudaram, tanto que, a partir de abril, os pedidos da GMC Sierra EV já serão iniciados e a produção pré-série começa em maio.

chevrolet silverado 2024 5
chevrolet silverado 2024 5

A picape grande e elétrica da GMC é um reforço para a Chevrolet Silverado EV, que também mantém seu curso ao lado de outro carro grande, o “tanque” GMC Hummer em suas versões picape e SUV.

Outra marca que ampliará as vendas de carros elétricos na “América” é a Cadillac, com modelos como o Lyriq se destacando.

A velocidade na qual a GM está implementando seu plano de eletrificação é grande, tanto que praticamente os novos Equinox e Blazer elétricos nasceram juntos. Mas, não apenas isso…

Só em 2024, a GM teve alta de 50% nas vendas de elétricos, com 114.432 unidades vendidas, e então vemos uma meta de 300.000 unidades.

gmc hummer fabrica
gmc hummer fabrica

Trata-se de um ritmo de crescimento superior ao da Tesla, segundo analistas de mercado, indicando que o poder industrial da GM pode favorecer essa velocidade alta de crescimento.

A GM fechou parceria sólida com a LG Chem em baterias e suas ações valorizaram bem, enquanto os preços de modelos elétricos da Chevrolet e Cadillac ficaram em um patamar mais baixo em relação à Tesla.

Com uma estrutura de varejo ampla e sólida, a GM pode manter um alto volume de carros elétricos a preços interessantes mesmo sem o bônus federal.

Vendo as margens de picapes e SUVs tradicionais só aumentando, com média já acima dos US$ 75 mil, estes podem financiar os descontos dos elétricos e assim criar um equilíbrio até estes últimos se tornarem rentáveis por si só.

 


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias GM
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X