Mercedes sem motorzão: Chefão da AMG admite que ter tirado o V8 do C63 foi um erro que fez a empresa perder clientes

mercedes c63 s e performance
mercedes c63 s e performance

A decisão da Mercedes-AMG, em 2022, de substituir o icônico motor V8 de 4.0 litros do C63 por um sistema híbrido plug-in (PHEV) de quatro cilindros gerou polêmica e dividiu opiniões.

Apesar de entregar mais potência – 171 cavalos adicionais e 32 kgfm de torque a mais – e ostentar o motor de produção em série mais denso em potência do mundo, o modelo foi recebido com reservas por parte dos fãs e resultou em vendas abaixo do esperado.

Michael Schiebe, CEO da Mercedes-AMG, reconheceu os desafios e a perda de clientes fiéis devido à mudança.

Em entrevista à revista Car Magazine , ele explicou a decisão como uma aposta em inovação tecnológica: “O C63 é um carro muito importante no nosso portfólio. Decidimos trazer a mais recente tecnologia, incorporando o powertrain da Fórmula 1 em um carro homologado para as ruas.”

Apesar de admitir que a mudança afastou entusiastas apaixonados pelo V8, Schiebe enfatizou que o produto precisa ser experimentado antes de ser julgado.

“É um carro muito convincente. O que faltou foi uma explicação melhor da tecnologia para os vendedores e clientes. Vamos continuar a melhorar nesse aspecto.”

Com a eletrificação como prioridade, a AMG está desenvolvendo seu primeiro modelo totalmente elétrico. Diferente de versões AMG de carros já existentes, o próximo lançamento será um projeto dedicado, descrito por Schiebe como “primeiro um AMG, depois um carro elétrico”.

Isso significa manter o foco no desempenho em alta velocidade e na capacidade de realizar corridas consecutivas, características que a AMG busca preservar.

Além disso, a AMG promete continuar investindo em motores a combustão interna (ICE), sem um prazo final definido para abandoná-los. Schiebe ressaltou: “Estamos muito positivos sobre o futuro totalmente elétrico da AMG, mas a combustão interna ainda oferece oportunidades únicas.”

A transição para o motor M139 de quatro cilindros, que já entrega impressionantes 235 hp/L, representa o compromisso da AMG com eficiência e potência.

Porém, a questão permanece: será que a marca conseguirá elevar ainda mais os números do M139 e atrair novamente os entusiastas que desejam o retorno dos V8s?


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 39% (334 pessoas), indicou que prefere apenas ler as notícias, ao invés de comentar.

Agora, queremos saber: Dentre os 10 mais vendidos, qual é o melhor SUV compacto do mercado hoje?

(A ordem dos modelos abaixo é alfabética.)

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.