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Engenheiros da Mercedes-Benz e da Factorial Energy uniram suas forças para criar um programa de testes de bateria de estado sólido, construindo o primeiro carro da marca com bateria de lítio-metal de estado sólido.
O projeto está sendo tocado pela Mercedes-AMG High Performance Powertrains (HPP), subsidiária da Mercedes-Benz especializada em tecnologias de Fórmula 1.
Também foi alocado o Centro de Competência em Sistemas de Bateria da Mercedes-Benz, que desenvolveu um sistema de bateria inovador e totalmente novo.
Esse tipo de bateria usa um eletrólito sólido em vez de líquido, o que aumenta a segurança das células e permite o uso de novos ânodos, como o lítio metálico, superando significativamente as células convencionais de íon-lítio.
A combinação com um ânodo de lítio metálico permite que essas baterias ofereçam densidades de energia em um novo nível, ampliando a energia gravimétrica das baterias veiculares para até 450 Wh/kg no nível da célula.
Nessa tecnologia, a bateria de estado sólido da Mercedes-Benz conta com um suporte para células flutuantes, que já recebeu patente, projetado para lidar com as mudanças de volume das células durante os ciclos de carga e descarga.
A bateria possui atuadores pneumáticos que interagem com a mudança de volume das células, otimizando o desempenho e a durabilidade da bateria, nas oscilações entre carga e descarga.
Com isso, num EQS 450+, por exemplo, a autonomia aumentaria 25%, sendo que atualmente, com 118 kWh de capacidade de bateria, ele já oferece autonomia superior a 800 km.
A Mercedes-Benz continuará a testar a bateria de estado sólido nos próximos meses por meio de avaliações laboratoriais e testes de rodagem, garantindo seu desempenho e viabilidade para produção em larga escala.
Usando a tecnologia FEST (Factorial Electrolyte System Technology), a Mercedes-Benz agora vislumbra futuros lançamentos de carros elétricos com muito mais autonomia que os modelos atuais, o que lhe deve garantir alguma vantagem diante dos rivais.
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