Mercedes-Benz defende que União Europeia facilite abertura de fábricas aos chineses; iniciativa evitaria retaliações prejudiciais ao setor

novo mercedes benz classe e 2025 2
novo mercedes benz classe e 2025 2

A disputa entre China e União Europeia ganha uma adesão importante para o país asiático, que agora tem na Mercedes-Benz um defensor da produção local.

Embora não seja o que Pequim deseje, é um sinal de que a barreira do continente pode ser transposta, mas com os custos da União Europeia.

Ola Källenius, CEO da Mercedes-Benz e presidente da ACEA, que é a associação dos fabricantes de veículos da Europa, propõe que a União Europeia facilite o ingresso de montadoras chinesas.

Källenius disse: “Ninguém discorda do fato de que condições de concorrência equitativas são um debate legítimo. A questão é qual ferramenta você usa? Não acelere o protecionismo porque… temos muito a perder”.

Uma coisa para a Mercedes-Benz está bem clara, já que as vendas na China vêm despencando e o país asiático (ainda) não pagou com a mesma moeda diante de fabricantes europeus.

Com sobretaxa de até 45%, imposta em outubro, a União Europeia quer barrar o avanço chinês com uma barreira fiscal, mas alemães e outros temem uma retaliação altamente prejudicial a seus interesses.

Marcas alemãs de luxo, como a Mercedes-Benz, ganham muito dinheiro exportando carros caros para o mercado chinês e uma reversão de ações pode arruinar a já preocupante situação do setor.

Enfrentando o começo de uma recessão, a Alemanha teme que o mercado local se esfrie mais ainda sem uma concorrência dos chineses, o que desestimula os consumidores a comprar.

Em resposta, a China mirou outros setores com várias investigações anti-dumping e anti-subsídios contra carne suína, laticínios e conhaque europeus.

O chefe da Mercedes diz que a decisão cabe somente aos parlamentares europeus em Bruxelas, que podem costurar um acordo com a China, onde a sobretaxa seria trocada por produção no continente.

Ele disse ao Financial Times : “Quando viemos para a China… os decisores políticos chamaram-nos: industrializem aqui se quiserem conquistar o mercado. Pelo que entendi, os decisores políticos europeus disseram o mesmo em relação aos chineses”.

Ola comentou sobre as conversas bilaterais, mas espera mais dos legisladores para que os chineses reaqueçam o mercado europeu e não prejudiquem a cadeia global, já que matérias-primas, chips e componentes avançados são chineses.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 39% (334 pessoas), indicou que prefere apenas ler as notícias, ao invés de comentar.

Agora, queremos saber: Dentre os 10 mais vendidos, qual é o melhor SUV compacto do mercado hoje?

(A ordem dos modelos abaixo é alfabética.)

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X