Mercado automotivo agora com incertezas: Vendas boas em janeiro, ainda sem garantir algo entusiasmante

volkswagen polo 2024 comeri santos (1)

Coluna Fernando Calmon nº 1.338 — 11/2/2025

Apesar do tom geralmente otimista da Anfavea, em suas tradicionais entrevistas mensais, ficou claro que mesmo sem mostrar pessimismo a visão mudou para algo com incertezas e até de cautela explícita.

Márcio Leite, presidente da entidade, listou seis perspectivas preocupantes na economia brasileira que vão desde as tarifas impostas nos EUA aos conflitos mundiais.

Entretanto, janeiro foi um mês particularmente bom, o melhor desde o início da pandemia covid-19. Houve alta de 6% nas vendas sobre dezembro com 171,2 mil unidades de veículos leves e pesados, coincidentemente o mesmo percentual que tanto Anfavea como Fenabrave preveem para o ano completo de 2025 em relação 2024.

O único indicador desconfortável foi a manutenção dos estoques totais em 41 dias com acréscimo de três dias nos pátios dos fabricantes.

chevrolet tracker 2024 absoluta santos (1)

Também houve números positivos a comemorar. A produção deu um salto de 15,1% sobre janeiro de 2024 e as exportações subiram, na mesma comparação, nada menos de 52,3% em unidades e 30,2% em valor.

Esse resultado deveu-se ao extraordinário aumento de 203% nas vendas à Argentina, cujo mercado interno reagiu à queda expressiva da inflação. Bom também para o Brasil pois ajudou no aumento de 8% do nível de emprego no mês passado, o que não acontecia desde 2011.

A estratégia da entidade também mudou um pouco. Não comenta mais sobre a possível ação antidumping contra marcas chinesas no Brasil, mesmo porque o problema se restringe especificamente à BYD .

Por outro lado, mantém a posição de reivindicar o aumento imediato do imposto de importação para 35% sobre elétricos e híbridos com intuito de estimular a produção interna. Este percentual só entrará em vigor em dezembro de 2026 e será muito difícil o governo mudar a regra.

byd mini dolphin (10)
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Aliás, a escolha dos consumidores brasileiros sobre alternativas de propulsão continua a andar de lado.

Na realidade houve queda expressiva das vendas mensais de carros elétricos de 6.100 unidades em outubro do ano passado para apenas 3.770 unidades em janeiro último, contra 6.500 unidades de híbridos plugáveis e 6.300 dos híbridos básicos e plenos.

Este ano híbridos básicos (ou semi-híbridos) devem acelerar bastante com lançamentos previstos.

Já o cenário para importados em geral parece bem melhor. A participação em janeiro subiu para 24,8% das vendas totais (maior percentual desde março de 2012) contra apenas 6% no mesmo mês de 2024.

Trata-se de ponto a se observar, contudo tende a cair ao longo de 2025, pois o crescimento concentrou-se em produtos vindos da Argentina, onde o Brasil é majoritário.

O que compradores de carros planejam para 2025

avaliacao t cross comfortline 2025 vermelho (1)
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Pesquisa feita pelo Webmotors entre usuários da maior plataforma online de compra e venda de veículos novos e usados foi apresentada por Eduardo Jurcevic, presidente do portal, durante o balanço mensal da Anfavea, no último dia 10.

Respondentes, em 2024, afirmam nesta ordem que compraram um veículo porque surgiu uma boa oportunidade, trocam de carro de tempos em tempos, já tinham se planejado ou porque necessitavam de um segundo carro entre várias outras razões. Eis as principais tendências para este ano:

• 68% pretendem adquirir um veículo em 2025, sendo 37% ainda no primeiro semestre.
• 36% desejam uma atualização de modelo, 30% costumam trocar periodicamente e 25% porque o carro atual está velho. Há predominância de trocas por necessidade ou atualização do modelo.
• SUV é a carroceria preferida por 38% e apenas 2% pretendem trocar por um elétrico.
• Especificamente entre os que desejam comprar um zero-km, 46% querem um SUV.
• Motivos principais de não comprar em 2025: preços e juros muito altos, desemprego e valor de entrada.
• Ações que motivariam a compra: redução de impostos e juros, bônus no usado, descontos no seguro e combustível.

A pesquisa também aferiu motivos para optar por um híbrido ou elétrico, em ordem decrescente: economia de combustível, custo-benefício, desenho moderno, tecnologia avançada, desejo de experimentar novas tecnologias, preocupação com o meio ambiente e emissão de menos ruído.

Curiosamente, ecologia e silêncio a bordo, pontos fortes dos elétricos, apareceram nas últimas escolhas.

Participantes da pesquisa (2.499 pessoas entre 6 e 17 de janeiro últimos) podiam apontar mais de uma escolha para cada pergunta. Assim, a soma dos percentuais várias vezes ultrapassou 100%. Resumi aqui só as respostas mais relevantes.

Preços de combustíveis: falta necessária transparência

combustiveis
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Difícil de entender — mais ainda de aceitar — a trajetória dos combustíveis no Brasil. Teoricamente os preços são livres, mas deveria haver mais competição.

Por décadas o preço em dólar tem-se mantido, mais ou menos, entre os praticados nos EUA, que sempre tiveram baixa taxação sobre a gasolina, e os da Europa onde, ao contrário, os impostos são muitos mais altos.

Até aí, pode-se perceber, embora o País seja autossuficiente na produção e até exportador de petróleo bruto.

Entretanto, a Petrobrás tem monopólio de produção de combustíveis. Em 2019 decidiu-se pela venda de oito refinarias (metade da capacidade total do País) para aumentar a concorrência.

Porém, foi negociada apenas a de Mataripe, na Bahia, adquirida pela Acelen, braço do fundo de investimento árabe Mubadala. Depois de o plano ser interrompido por razões puramente de política ideológica de baixo nível, volta-se a levar a Petrobrás a recomprar Mataripe. Não resolve e só agrava o problema.

Roberto James, especialista em comportamento de consumo, tem opinião abalizada sobre o assunto:

“Os postos revendedores não têm como qualificar ou quantificar as diferenças de preços entre os combustíveis importados e os produzidos pela Petrobras. Toda vez que esta represa reajustes baseada numa política própria, sem qualquer transparência ao mercado, acaba favorecendo uma pequena camada de empresas que reajustam seus preços de forma arbitrária, sem qualquer controle ou teto”, explica.

Ao manter bem atado esse nó, o resultado é tudo permanecer como está ou até piorar.

Hyundai Creta Ultimate mostra evolução marcante

hyundai creta 2025 avaliação na (7)
hyundai creta 2025 avaliação na (7)

Embora dimensionalmente os números sejam praticamente os mesmos da versão anterior, a reestilização tornou o SUV compacto da Hyundai mais atraente.

A parte frontal tem desenho bem elaborado, em especial o reposicionamento dos faróis (dispensam os de neblina) e grade mais imponente com estilo algo rebuscado. De perfil, nada muda, salvo rodas de 18 pol. bem vistosas.

Na traseira, o destaque está nas novas lanternas, mais bonitas que as anteriores, e ao frear acendem de ponta a ponta. Para-choque redesenhado deixa um pouco exposta a tampa do porta-malas, que cresceu de 422 para 433 litros.

Internamente, visual agrada: quadro de instrumentos e tela multimídia de 10,25 pol., carregador de celular por indução, ar-condicionado duas-zonas com saídas para o muito bom espaço traseiro e botões físicos (como deve ser) e banco do motorista elétrico, mas regulagem de altura manual.

hyundai creta 2025 avaliação na (10)
hyundai creta 2025 avaliação na (10)

Espelhamento de celular para Android Auto e Apple CarPlay é feita apenas por meio de cabo. Pacote de assistência ao motorista completo: frenagem autônoma de emergência e câmera 360°, entre outros.

Também há o indispensável freio eletromecânico de imobilização automática em paradas.

Houve ótimo progresso no trem de força, totalmente novo. Agora, o ponto mais forte do Creta, embora limitado apenas a gasolina: 1,6 L, turbo, 193 cv a 6.000 rpm; 27 kgfm de 1.600 a 4.500 rpm.

Acelerações e retomadas são referências no segmento: 0 a 100 km/h em 7,5 s e brilhante retomada de 80 a 120 km em 4,5 s, já estimado erro do velocímetro. Câmbio é automatizado de dupla embreagem, a seco, de 7 marchas, com trocas suaves em uso comportado.

hyundai creta 2025 avaliação na (24)
hyundai creta 2025 avaliação na (24)

Há três modos de condução: Eco, Normal e Sport. Contudo, consumo de combustível, obviamente, não é o maior destaque. Limitou-se a 8,8 km/l em cidade e 13,9 km/l, estrada.

Preço de R$ 189.990 já deixa a versão Ultimate perto de SUVs médios.


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Autor: Fernando Calmon

Coluna Fernando Calmon aborda temas de variado interesse na área automobilística: comportamento, mercado, avaliações de veículos, segredos, técnica, segurança, legislação, tecnologia e economia. A coluna semanal é reproduzida em mais de 80 sites, portais, jornais e revistas brasileiros. Começou em 1º de maio de 1999.