McLaren avisa aos donos do super esportivo 765LT para não passar dos 154 km/h com as janelas abertas, pois a janela traseira pode sair voando

mclaren 765 lt (2)
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A McLaren anunciou um recall que afeta 163 unidades do supercarro 765LT nos Estados Unidos, devido a problemas de adesão na janela traseira de policarbonato.

O modelo, que tinha preço inicial próximo de US$ 400.000 ao ser lançado, pode enfrentar falhas quando submetido a forças aerodinâmicas extremas, como ao dirigir em alta velocidade com as janelas laterais abertas.

A janela traseira do 765LT, feita de policarbonato para reduzir o peso, pode descolar da estrutura de suporte devido a falhas no processo de adesão.

Esse problema ocorre quando as forças aerodinâmicas excedem as tolerâncias do design ou se o processo de colagem utilizado na produção não cumpriu os padrões da McLaren .

Os modelos afetados foram fabricados entre 3 de agosto de 2020 e 19 de maio de 2021. O recall não inclui o 765LT Spider, que não utiliza o mesmo painel traseiro, nem as versões equipadas com o scoop de teto de fibra de carbono do MSO.

mclaren 765 lt (1)
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A McLaren começou a investigar o problema após receber várias reclamações de garantia sobre painéis traseiros descolando. Em alguns casos, o painel chegou a se desprender completamente.

A fabricante também descobriu que certas pistas de corrida exigem que os motoristas mantenham as janelas laterais abertas, o que pode aumentar o problema.

Até o momento, não há relatos de ferimentos causados pelo desprendimento dos painéis em alta velocidade. No entanto, proprietários dos modelos impactados podem ouvir sons de vibração vindos do painel quando a adesão começa a falhar.

Os proprietários e concessionárias foram notificados sobre o recall nesta semana. A solução definitiva envolve a instalação de fixadores personalizados em cada canto do painel de policarbonato para garantir sua fixação.

Enquanto isso, a McLaren aconselha os motoristas a:

– Não ultrapassarem 96 mph (154 km/h) com as janelas laterais abertas;
– Evitarem dirigir em pistas de corrida antes da correção ser realizada.

Como medida temporária, a empresa está oferecendo reforçar a adesão com um adesivo adicional ao redor da borda do suporte.


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.