A McLaren anunciou um recall que afeta 163 unidades do supercarro 765LT nos Estados Unidos, devido a problemas de adesão na janela traseira de policarbonato.
O modelo, que tinha preço inicial próximo de US$ 400.000 ao ser lançado, pode enfrentar falhas quando submetido a forças aerodinâmicas extremas, como ao dirigir em alta velocidade com as janelas laterais abertas.
A janela traseira do 765LT, feita de policarbonato para reduzir o peso, pode descolar da estrutura de suporte devido a falhas no processo de adesão.
Esse problema ocorre quando as forças aerodinâmicas excedem as tolerâncias do design ou se o processo de colagem utilizado na produção não cumpriu os padrões da McLaren.
Os modelos afetados foram fabricados entre 3 de agosto de 2020 e 19 de maio de 2021. O recall não inclui o 765LT Spider, que não utiliza o mesmo painel traseiro, nem as versões equipadas com o scoop de teto de fibra de carbono do MSO.
A McLaren começou a investigar o problema após receber várias reclamações de garantia sobre painéis traseiros descolando. Em alguns casos, o painel chegou a se desprender completamente.
A fabricante também descobriu que certas pistas de corrida exigem que os motoristas mantenham as janelas laterais abertas, o que pode aumentar o problema.
Até o momento, não há relatos de ferimentos causados pelo desprendimento dos painéis em alta velocidade. No entanto, proprietários dos modelos impactados podem ouvir sons de vibração vindos do painel quando a adesão começa a falhar.
Os proprietários e concessionárias foram notificados sobre o recall nesta semana. A solução definitiva envolve a instalação de fixadores personalizados em cada canto do painel de policarbonato para garantir sua fixação.
Enquanto isso, a McLaren aconselha os motoristas a:
– Não ultrapassarem 96 mph (154 km/h) com as janelas laterais abertas;
– Evitarem dirigir em pistas de corrida antes da correção ser realizada.
Como medida temporária, a empresa está oferecendo reforçar a adesão com um adesivo adicional ao redor da borda do suporte.
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