
Recentemente, a Mazda apresentou sua nova Estratégia de Ativos Enxutos, marcando uma guinada que privilegia os motores de combustão em detrimento dos investimentos em eletromobilidade.
A montada cortou os transportes para propulsão elétrica: dos 2 trilhões de ienes originalmente planejados (equivalentes a R$ 74 bilhões), somente cerca de 1,5 trilhão de ienes (R$ 55,5 bilhões) serão destinados à área.
Essa redução contrasta com a tendência de marcas como a Audi, evidenciando uma aposta na tradição aliada à eficiência.
O recorte de investimentos se torna viável graças a parcerias estratégicas com nomes como a chinesa Changan e gigantes japonesas como Toyota, Denso e Blue Nexus, que colaboram para manter a competitividade sem sacrificar a robustez técnica.
Em um movimento que impressiona pela racionalidade, a Mazda optou por produzir, na mesma linha, tanto modelos elétricos quanto os de combustão.
Essa integração eliminou a necessidade de uma fábrica exclusiva para os elétricos, reduzindo o investimento global em até 85%.
Outro ponto de destaque é desenvolver uma plataforma elétrica própria, feita em parceria com a Panasonic.
A proposta é oferecer máxima flexibilidade, permitindo que a mesma base suporte diferentes tipos de carros e acomode diversas configurações de baterias. Essa estratégia já rendeu uma economia de 40% nos custos.
O primeiro veículo elétrico baseado nessa plataforma deve chegar em 2027, dados que coincidem com o lançamento da nova geração do Mazda CX-5, equipado com uma versão híbrida do inovador motor SkyActiv‑Z de 2.5 litros.
Segundo a montada, esse motor se aproxima de uma unidade de combustão ideal, entregando alta eficiência e cumprindo os futuros padrões de entrega, como o Euro 7, sem sofrer a perda de potência típica dos motores convencionais.
Enquanto isso, o know-how acumulado também contribuirá para a evolução dos motores Wankel, mesmo que o sucessor tão desejado dos RX‑7 e RX.
Mesmo indo na direção contrária, a Mazda mostra que tem mais que engenharia, tem personalidade em continuar apostando naquilo que dá aos seus clientes o que realmente eles apreciam em seus carros.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!