O mercado automotivo mundial havia atingido 88,8 milhões de veículos vendidos em 2019, o que já representava uma queda de 3,7 milhões de unidades em relação ao ano anterior.
Com a pandemia de 2020, esse número caiu ainda mais: 52,6 milhões. No meio de tantos mercados, a China continua em primeiro com 25,2 milhões de unidades.
Mas, e entre os fabricantes de veículos? Nesse artigo, saiba quais são as 20 maiores e melhores do mundo.
1) Toyota – 5,03 milhões de carros por ano
A Toyota é a marca mais vendida no mundo.
Boa parte dos emplacamentos vem do mercado japonês e do americano, embora as vendas na China sejam boas também.
A marca chegou a 10,8% de participação e ainda foi uma das que menos perdeu durante a pandemia, junto com Kia, Mercedes-Benz e BMW.
2) Volkswagen – 2,73 milhões de carros por ano
O gigante alemão tem na VW sua principal marca para vendas em grande volume. Com a China como seu maior mercado, superando Alemanha e outros mercados mais antigos da marca, a Volkswagen teve 5,9% de participação.
3) Honda – 2,19 milhões de carros por ano
A Honda é forte nos três maiores mercados individuais do mundo, sendo uma marca que se expandiu bem no Sudeste Asiático em anos recentes. Mesmo assim, ela viu suas vendas caírem durante o terrível ano de 2020.
4) Hyundai – 2,07 milhões de carros por ano
A Hyundai tem forte presença em seu mercado doméstico, a Coreia do Sul, mas são os EUA o de maior volume e participação. Na China, a presença é grande também. Com tudo isso, ela acumulou o suficiente para ficar entre as primeiras.
5) Ford – 2,06 milhões de carros por ano
Mesmo com um número menor de modelos em diversos mercados, a Ford é uma das maiores e melhores do mundo. O mercado americano ainda é o principal para o oval azul, assim como Europa e China.
A maior parte do lucro, porém, vem dos EUA, o que a ajuda e muito a ter uma participação significativa no mercado mundial.
6) Nissan – 1,77 milhão de carros por ano
Japão, EUA e China são os maiores mercados do mundo para a Nissan, que também tem forte presença na Ásia. A marca japonesa emplacou bem menos no primeiro semestre de 2022, caindo cerca de 24% em relação ao mesmo período do ano anterior.
7) Kia – 1,64 milhão de carros por ano
Assim como a Hyundai, a Kia é forte em sua casa, tal como nos EUA e China. Na Europa, a marca sul-coreana também é apreciada. Por aqui, só importação.
Para voltar a ter uma representatividade maior, recentemente ela mudou seu logo e anunciou diversos lançamentos futuros, especialmente no mercado de híbridos e elétricos.
8) Chevrolet – 1,51 milhão de carros por ano
Após a saída da Europa, Índia e Rússia, a Chevrolet encolheu e ainda não conseguiu superar a Buick na China. Com isso, ela obviamente diminuiu seu números de modelos emplacados e ainda ficou 9% abaixo nos 6 primeiros meses de 2022 em relação ao primeiro semestre de 2021.
9) Mercedes-Benz – 1,31 milhão de carros por ano
Luxuosa mais vendida entre janeiro e junho de 2022, a Mercedes-Benz é uma das 20 maiores e melhores do mundo. Ela conseguiu ser bem menos afetada durante a pandemia, encolhendo menos que suas principais rivais e mantendo uma forte presença nos EUA e na China.
10) BMW – 1,15 milhão de carros por ano
Na briga com a Daimler, a BMW ficou na vice-liderança, e ainda perdeu um pouco mais de território ao vender 14% a menos do que nos primeiros 6 meses de 2021.
Algo que continua sendo importante para seu resultado mundial é sua boa base no mercado chinês com a Brilliance.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!