Marcador de combustível não funciona, por que?

marcador de combustivel

Sendo um instrumento muito importante, o marcador de combustível apresenta poucas causas de defeitos, mas ainda assim, suficientes para deixar muita gente em situação ruim.

Mesmo que hoje o número de postos de combustível seja maior em diversas regiões, não saber a quantidade de combustível no tanque é uma situação muito ruim.

Bóia da bomba

A principal causa do não funcionamento ou operação irregular do marcador de combustível é a boia da bomba.

Chamada de flutuador, ela é feito de plástico, mas pode sofrer com a ação corrosiva da gasolina e do etanol, podendo encharcar-se de combustível e assim afundar. Isso acaba alterando a medição do sensor de nível.

Além disso, tal situação pode fazer com que, mesmo com o tanque cheio, ele marque um nível mais baixo. Ele também pode ficar mudando de posição constantemente, alterando a percepção real da quantidade de gasolina/etanol/diesel no tanque.

Isso pode colocar o condutor em risco, dependendo da quilometragem rodada sem reabastecimento e especialmente se estiver numa região remota e sem muitos postos de combustível.

Em carros movidos à álcool o problema é mais grave, devido a baixa autonomia. Além de ficar parado na via, ainda pode levar uma multa por falta de combustível.

Sim, a pane seca gera uma multa de R$ 130,16 e ainda vem acompanhada de 4 pontos na carteira de habilitação.

Ponteiro de combustível não sai da reserva

reserva

Mesmo com a bomba do posto travando no nível máximo, o marcador de combustível continua na reserva?

Isso é sinal de que o problema é no sensor de nível, que fica na própria bomba de combustível, dentro do tanque. Para resolução desse defeito, só mesmo a substituição da peça inteira.

No entanto, antes de proceder dessa forma, verifique o fusível responsável pelo marcador de combustível para saber se ele não está queimado. Se esse for o caso, a conta vai ficar bem mais barata do que trocar o dispositivo de medição.

Porém, esse fusível atende todo o painel de instrumentos e isso significa que outros mostradores também deverão estar com defeito.

Uma coisa rara de acontecer é a queima do mostrador de nível de combustível.

Fiação

nivel de combustivel 2

A parte elétrica também contribui para a falha no marcador de combustível, pois a fiação pode ter se rompido ou estar com falhas. Nesse caso, dependendo da avaria no fio que liga o sensor de nível na bomba até o painel, podem aparecer informações conflitantes no instrumento do cluster.

Por exemplo, se o fio (geralmente marrom) se romper, o ponteiro do marcador de combustível irá para além da marcação, como se estivesse bem mais cheio que o comportado pelo tanque.

Veja também: Onix com problemas no marcador de combustível

Isso acontece se o fio estiver quebrado e suspenso no ar. Caso ele esteja tocando em alguma parte metálica, rapidamente marcará abaixo da reserva.

No local da bomba, acima do tanque, esse fio vai preso no conector da mesma, mas nessas condições, a substituição é primordial.

Caso ele esteja conectado, o problema pode ser na fiação interna. Por isso, com um multímetro no modo Ohms (Ω) é possível saber se o fio está com defeito, verificando se o nível máximo continua ou se está baixo, pois ambos refletem uma quantidade maior ou menor de combustível no tanque.

Se houver distorções, pode ter certeza que a fiação está danificada em algum ponto. Nesse caso, não é bom remendar a parte desgastada ou danificada, mas introduzir uma fiação nova entre o tanque e o medidor de combustível.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 35% (199 pessoas), indicou que acessa o NA há menos de um ano. Na segunda posição ficou "acesso há mais de 10 anos", com 21% (116 pessoas).

Agora, queremos saber: Sobre comentar nas notícias, qual é a sua posição?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X