A Fiat está bem mal na Itália, onde os consumidores conterrâneos da marca de Turim simplesmente dispensaram-na em busca de carros estrangeiros, como a agora líder Toyota.
Enquanto os italianos estão recusando a bandeira dos Agnelli, que voltaram ao comando da Stellantis, os americanos estão estranhamente apreciando a Fiat, com vendas em 2024 triplicando no mercado dos EUA.
As vendas da Fiat nos states subiram 250% em comparação a 2023, com 1.528 unidades do Fiat 500 EV ao longo do ano. Isso mostra uma virada surreal na história do pequenino italiano na terra do Tio Sam.
Há cerca de uma década, o ex-CEO Sergio Marchionne, dizia aos americanos para não comprar o Fiat 500 elétrico da época, com o qual a então Fiat Chrysler perdia US$ 14.000 por unidade vendida nos EUA.
Agora, os americanos buscam um carro urbano estiloso que começa em mais de US$ 36 mil (R$ 219,9 mil) e isso pode se dever à oferta do produto, já que a Fiat não está mais desestimulando a compra do Fiat 500 elétrico como no passado.
Encontrado nos 50 Estados americanos, o Fiat 500e não tem limitações de acesso e isso pode ser bom em lugares onde estacionar não é a coisa mais fácil a se fazer, fora dispor de um carro ágil no dia a dia.
Por lá, a edição de 125 anos, por exemplo, tem leasing de 42 mensais de US$ 391 (R$ 2.387) com sinal de US$ 2.999 (R$ 18.311). Com apenas 260 km de autonomia no ciclo EPA, o Fiat 500e oferece bom desempenho e conta ainda com pacote ADAS de Nível 2, praticamente com condução semiautônoma de série.
Enquanto a Fiat fechou 2024 no azul, nos EUA, a Alfa Romeo caiu 18%, com a Maserati indo menos pior com queda de 4% nas vendas. Já entre as americanas, a Chrysler caiu quase 7%, com a Ram perdendo quase 100 mil carros no ano passado. A Stellantis na totalidade teve queda de 7% nos EUA em 2024.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!