Mais uma montadora chinesa se instalará no Brasil e será no Estado de São Paulo; empresa irá produzirá ônibus elétrico no país

higer 1
higer 1

O Estado de São Paulo terá uma nova montadora, mas esta empresa, de origem chinesa, não atuará no mercado automotivo de carros, motos ou caminhões, atuando na fabricação de ônibus elétricos para atender ao crescimento do mercado no país.

A empresa TEVX Higer Bus, um dos principais fabricantes de ônibus da China , investirá US$ 110 milhões numa planta já existente em São Paulo.

Carlos Eduardo Souza, CEO da Higer Bus no Brasil, comentou ao site Auto Data : “Tínhamos uma lista com oito possíveis locais e restaram duas opções para decidir em qual produziremos nossos veículos comerciais no Brasil”.

Souza, finaliza: “Em ambas já existe uma estrutura construída que compraremos e adaptaremos para iniciar a produção local”. A ideia inicial da Higer era se instalar no Ceará, no complexo portuário de Pecém, porém, mudanças de governo impediram o projeto local.

higer 3
higer 3

Assim, a Higer decidiu-se por São Paulo, onde também está o maior mercado de ônibus elétricos do país, com a capital paulista demandando milhares de unidades, assim como outras cidades paulistas.

Numa operação SKD, a Higer trará da China os veículos parcialmente montados, que receberão aqui componentes como motor, câmbio, rodas e pneus, entre outros. A expectativa de Souza é que a operação avance para CKD.

Com 400 unidades montadas por ano, a Higer espera atender empresas de ônibus do setor de transporte urbano, que é o grande filão no momento, assim como empresas de fretamento de curta distância.

Serão introduzidos modelos de 9 a 18 m de comprimento, sendo que a Higer já tem 75 unidades negociadas com algumas prefeituras, começando também a realizar as entregas.

A Higer Bus também implantará vans elétricas com um furgão de 15 m³ a partir de fevereiro de 2025 e também tem planos para vender aqui caminhões elétricos, como um modelo de caminhão extrapesado (cavalo-mecânico) com capacidade para 49 toneladas de PBT.

 


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 35% (199 pessoas), indicou que acessa o NA há menos de um ano. Na segunda posição ficou "acesso há mais de 10 anos", com 21% (116 pessoas).

Agora, queremos saber: Sobre comentar nas notícias, qual é a sua posição?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X