Mais de 50.000 Chevrolet Camaros, fabricados entre 2020 e 2022, tem rodas dianteiras que podem se travar durante a condução

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A General Motors está realizando um recall de quase 100.000 unidades dos modelos Cadillac e Chevrolet Camaro devido a um problema na transmissão automática de dez marchas.

O defeito pode causar danos internos à caixa de câmbio e, em casos extremos, levar ao travamento momentâneo das rodas dianteiras.

De acordo com a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos EUA, NHTSA , o problema está relacionado a uma válvula de controle da transmissão, que pode sofrer desgaste excessivo ao longo do tempo.

Isso resulta na perda gradual de pressão, causando trocas de marcha bruscas. Se a falha se agravar, as rodas dianteiras podem travar por alguns instantes.

Os primeiros sinais de alerta surgiram em setembro de 2024, quando o proprietário de um Cadillac CT5 2021 relatou que as rodas dianteiras travaram repentinamente enquanto dirigia e o carro foi automaticamente colocado em ponto morto.

O incidente causou danos significativos, exigindo a substituição do motor e do diferencial dianteiro.

Curiosamente, a GM já estava ciente do problema e havia identificado que, em algumas aplicações, o desgaste excessivo da válvula de controle poderia provocar trocas bruscas de marcha e, em casos raros, um travamento momentâneo das rodas por menos de 150 milissegundos.

No entanto, a montadora inicialmente considerou que isso não representava risco suficiente para comprometer o controle do veículo.

Após o relato do caso real de travamento das rodas, uma nova investigação foi aberta, revelando 115 registros de falhas semelhantes e um acidente associado ao problema.

Isso levou a GM a tomar medidas e anunciar o recall.

O recall afeta 90081 veículos, incluindo os modelos Cadillac CT6 2019 a 2020, Cadillac CT4 2020 a 2021, Cadillac CT5 2020 a 2021 e Chevrolet Camaro 2020 a 2022.

O Camaro é o mais afetado, com 50.147 unidades envolvidas, quase o dobro do número de CT5s convocados.

Para corrigir o problema, os concessionários da GM irão instalar um novo software no módulo de controle da transmissão, projetado para detectar desgaste excessivo cerca de 16000 km antes de um possível travamento das rodas.

Quando isso acontecer, a transmissão de dez marchas será automaticamente limitada à quinta marcha até que o carro seja desligado e ligado novamente.

Essa medida visa evitar travamentos ao reduzir de oitava para sétima marcha. Além disso, a luz de advertência do motor será ativada, juntamente com uma mensagem indicando potência reduzida.

A solução pode parecer paliativa, mas os proprietários começarão a ser notificados em abril.

No entanto, até o momento, a GM só desenvolveu o software para alguns modelos específicos, como os Cadillac CT4, CT5 e algumas unidades do CT6.


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.