Mais caro do que o carro: Por um simples barulho na roda, dono de SUV Toyota 2001 recebe orçamento absurdo de US$ 9.000 de uma oficina

toyota highlander 2001 (1)
toyota highlander 2001 (1)

Manter um carro, seja ele novo ou usado, está ficando cada vez mais caro, mas lá nos Estados Unidos, com seus valores absurdos de mão de obra, a situação é bem pior.

Um proprietário de um Toyota Highlander 2001, que parecia ter feito um ótimo negócio ao comprá-lo por 5.000 dólares, descobriu isso da pior maneira possível.

Depois de notar um problema na roda dianteira do lado do motorista, levou o SUV para um reparo que deveria ser simples. O que recebeu de volta foi um orçamento impressionante de 8.900 dólares.

O relato, publicado no Reddit, explica que tudo começou com um pequeno incômodo ao dirigir, perceptível tanto no som quanto na sensação ao volante.

toyota highlander 2001 (2)
toyota highlander 2001 (2)

No entanto, ao chegar à oficina, a lista de reparos recomendados cresceu rapidamente. O orçamento incluía substituição de amortecedores e molas em todas as quatro rodas, algo que normalmente não é feito de uma só vez, a menos que todos os componentes estejam muito desgastados.

Além disso, a oficina recomendou troca dos braços de controle inferiores e dos links da barra estabilizadora dianteira, que poderiam, de fato, estar contribuindo para o problema relatado pelo dono do carro.

Mas a conta não parou por aí. O mecânico também adicionou outros serviços, muitos deles questionáveis.

Entre os valores listados, estava uma cobrança de 212 dólares apenas para montar e balancear pneus, que a própria oficina queria vender ao cliente por 611 dólares, além de 100 dólares extras por um plano de proteção dos pneus.

toyota highlander 2001 (3)
toyota highlander 2001 (3)

Muitos estabelecimentos costumam montar e balancear os pneus gratuitamente ao comprá-los no próprio local, tornando essa cobrança no mínimo suspeita.

A situação ficou ainda mais estranha com a inclusão de dois alinhamentos separados, um novo teste elétrico de 89 dólares para limpeza da bandeja da bateria e dos terminais, e 1.150 dólares para substituir os freios traseiros, trocar o fluido de freio e limpar todo o óleo após um reparo de vazamento.

Alguns usuários do Reddit sugeriram que a oficina poderia apenas estar tentando fazer uma revisão completa no carro, o que justificaria a grande lista de recomendações.

$8K+ worth of repairs on a $5K car I just bought?? Seems like a scam…
byu/kisses215 inMechanicAdvice

No entanto, o preço cobrado por cada serviço levanta suspeitas de que o dono do Highlander pode estar sendo vítima de uma tentativa de superfaturamento.

Diante de um orçamento tão elevado, a melhor recomendação é buscar uma segunda opinião em outra oficina, algo que vários internautas já sugeriram. Afinal, ninguém quer acabar gastando quase o dobro do valor do carro em reparos que podem nem ser necessários.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.