A Lucid Motors dá um passo importante para criar um portfólio mais consistente e ter volumes de vendas bem maiores que os atuais com um novo produto, mostrado aqui num teaser, mas com chegada prevista para 2026.
Trata-se de um crossover ainda sem nome divulgado, que chegará ao mercado americano com preços abaixo de US$ 50.000, buscando assim o segmento médio premium, onde se encontram modelos como o Ford Mustang Mach E, Hyundai Ioniq 5, Chverolet Blazer EV, Audi Q6 e-tron e Tesla Model Y, por exemplo.
Isso colocará o novo carro da Lucid num patamar mais “acessível”, ainda que longe das grandes massas, dado que a proposta da marca é atuar no segmento premium.
Com produção no Arizona, o novo crossover ficará abaixo dos irmãos Air, que parte de US$ 69.999 e do irmão maior, o Gravity, correspondentemente equivalentes aos Tesla Model S e X, por exemplo.
Assim, no lugar de apostar num sedã menor que o Air, a Lucid parte para um SUV, que tem potencial de vendas melhor. Além disso, o produto também terá um papel mais internacional e com produção na Arábia Saudita.
Vitaminada com dinheiro de um fundo soberano dos sauditas, a Lucid pode simplesmente fazer o que achar melhor agora, já que tem financiamento garantido para colocar mais produtos no mercado americano e acelerar o sonho árabe de uma montadora no Oriente Médio.
Ainda assim, a Lucid precisa mostrar que pode, sim, sobreviver no mercado de carros elétricos de luxo, agora fortemente pressionado pelos chineses, e este crossover é o passaporte para a marca americana se estabelecer.
Não será uma tarefa fácil, mas pelo menos nos EUA e Canadá, a Lucid está “protegida” pelas barreiras fiscais impostas por Washington e Ottawa, ainda que haja possibilidade de fabricantes chineses se estabeleçam em solo americano, condição defendida pelo candidato à presidência Donald Trump.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!