Listas de montadoras de veículos por estado no Brasil

hyundai fabrica 2

Reunimos os associados da Anfavea e Abraciclo, que juntos produzem carros, caminhões, ônibus, motocicletas e tratores no Brasil.

A lista está dividida por estado, portanto, vamos colocar as fábricas existentes, mesmo tendo mais de uma unidade por fabricante. Somente estão listadas as fábricas de veículos, motores e transmissões em funcionamento ou prontas para funcionar.

Pode haver alguma nova planta em produção de alguns dos setores. Nesse caso, aceitaremos as sugestões dos leitores. No entanto, essa lista deve aumentar muito nos próximos anos, já que muitos fabricantes já presentes aqui, e outros novos, vão construir mais plantas de produção e em outros estados.

Amazonas – Amazonas Motocicletas Especiais, BMW (motos), Dafra, Harley-Davidson, Honda (motos), Haobao, Indian Motorcicle, Kasinski, Kawasaki, Traxx, Sundown, Suzuki (motos) e Yamaha .
Goiás – CAOA Hyundai, John Deere, Suzuki e Mitsubishi.
Minas Gerais – CNH New Holland, Stellantis (Fiat), Iveco, XCMG e Mercedes-Benz.
Paraná – Caterpillar, CNH New Holland, DAF, Audi, Nissan, Renault, VW e Volvo.
Pernambuco – Stellantis (Jeep).
Rio de Janeiro – Nissan, Land Rover, Jaguar, MAN “VWCO” e Stellantis (Peugeot-Citroën).
Rio Grande do Sul – AGCO “Massey Ferguson”, Foton, Mahindra, Agrale, Chevrolet, Valtra, International e John Deere.
Santa Catarina – BMW e Chevrolet.
São Paulo – AGCO, Caterpillar, CNH New Holland, Chery, Chevrolet, Honda, Great Wall, Hyundai, Komatsu, Mercedes-Benz, Scania, Toyota, Valtra, VW, John Deere.

Nota-se que os dois estados que mais concentram fábricas de veículos, sejam eles carros, motos ou máquinas agrícolas, são Amazonas e São Paulo.

O primeiro por causa dos benefícios fiscais, e o segundo pela boa infraestrutura e também a localização central dentro dos estados que mais consomem estes tipos de veículos.

[Fonte: Anfavea/Abraciclo]

Agradecimentos ao nosso leitor Rogério Makssur Ajub pela dica.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 35% (199 pessoas), indicou que acessa o NA há menos de um ano. Na segunda posição ficou "acesso há mais de 10 anos", com 21% (116 pessoas).

Agora, queremos saber: Sobre comentar nas notícias, qual é a sua posição?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X