Recentemente o ditador da Coreia do Norte Kim Jong Un se encontrou com o presidente da Rússia Vladimir Putin, numa reunião que ocorreu em território russo.
Para alcançar Artyom, no extremo leste da Rússia, o líder norte-coreano viajou num trem blindado em sua segunda viagem internacional após assumir o poder no país mais fechado do mundo em 2011.
A bordo, Kim Jong Un levou uma limusine Mercedes-Maybach, que deu trabalho para o chefe do país asiático, em trégua de mais de 60 anos com a vizinha Coreia do Sul.
Igualmente blindada, a Maybach do líder norte-coreano é um enorme contraste com a realidade do país, preso em embargos e sanções de todo tipo, parte deles por conta de seu programa nuclear.
Para tirar o Maybach do Kim Jong Un, o pessoal conseguiu sem problemas, mas para colocá-lo de volta no trem blindado da Coreia do Norte, os responsáveis tiveram trabalho.
🇰🇵’ Kim Jong-un's Limo Parks Directly into His Armored Train in Russia @RiseGS pic.twitter.com/tGpkNkwSRI
— il libanese (@Ramy_Sawma) September 15, 2023
Num vídeo postado no X, a Maybach do ditador é colocada de ré e o motorista precisa abrir a porta para garantir que a carroceria não raspe nas laterais do vagão.
Com porta larga para permitir a manobra de entrar e sair do vagão, o pessoal de Kim Jong Un parece não acostumado com viagens internacionais, ou pelo menos não se sabe se ele usa esse trem dentro do país com este automóvel.
De qualquer forma, não pareceu fácil colocar um sedã de mais de 6 m de comprimento, num vagão de trem adaptado para tal transporte, bem diferente daqueles usados pelo Euro Star para o Euro Tunnel.
Como tem que desfilar em um carro de status para representar seu país, Kim Jong Un escolheu o Maybach com um nível de blindagem elevado de fábrica.
Não é de hoje que a Mercedes-Benz possui clientes governamentais com proteção contra tiros de fuzis, granadas e até isolamento com oxigênio.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!