
O Latin NCAP continua a correr com seus resultados de testes de 2024 antes de terminar o ano e, quase no apagar das luzes, mostra que duas das picapes médias mais conhecidas do mercado brasileiro, não estão em sintonia, ainda que sejam feitas uma perto da outra.
A Volkswagen Amarok sentiu o peso do tempo e da falta de investimentos em segurança, obtendo três estrelas no NCAP, enquanto a rival Ford Ranger, já em nova geração, conseguiu o que a anterior já tinha feito no Euro NCAP, conseguindo cinco estrelas.
Atualizada, a “Nova” Amarok segue para deleite dos argentinos, que a amam, tendo conseguido 80,87% para o ocupante adulto, 87,08% para o ocupante infantil, 62,18% para proteção de pedestres e usuários vulneráveis da estrada e 66,28% para assistência à segurança.
Segundo o Latin NCAP, a Amarok poderia alcançar a classificação máxima de estrelas, melhorando as pontuações do AEB e do LSS, se tivesse os sistemas ativos com bom desempenho e atendendo aos requisitos de disponibilidade.

Já a Nova Ranger obteve 93,11% para o ocupante adulto, 89,80% para o ocupante infantil, 74,77% para a proteção de pedestres e 92,01% para a assistência à segurança.
O Latin NCAP diz que a Nova Ranger apresentou bom desempenho e obteve a pontuação máxima nos sistemas de segurança de bordo, porém, o LSS está disponível, mas, como não está ativado por padrão, não pôde ser considerado para a pontuação.
Com sete airbags e um pacote de segurança similar aos dos carros de passeio mais modernos, a Nova Ranger conseguiu uma posição de destaque, que também reflete o momento, já que a Amarok está seguindo para seu fim de carreira, enquanto a nova geração da rival está apenas começando.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, falou sobre o desempenho da Ranger: “Parabéns à Ford por ingressar no clube das cinco estrelas do Latin NCAP de picapes médias sob um protocolo mais rigoroso, junto com a Mitsubishi L200/Triton, recentemente avaliada”.
No caso da Amarok, Furas comentou: “A falta de tecnologias de assistência ativa à condução impediu que a Volkswagen Nova Amarok obtivesse uma classificação melhor, embora o fabricante tenha oferecido no passado o mesmo modelo e plataforma na Europa, com melhor nível de equipamento”.
Ford Ranger – 7 airbags
Volkswagen Amarok – 6 airbags

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!