Lada elétrico? O ambicioso plano da Rússia, para criar seus próprios carros elétricos com investimento de cerca de US$ 900 milhões

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Lada prototipo ev kalashnikov

O governo russo anunciou planos ambiciosos para investir cerca de 90 bilhões de rublos (aproximadamente US$ 900 milhões) nos próximos três anos no desenvolvimento de uma plataforma automotiva nacional.

A iniciativa, já aprovada pelo Parlamento russo, será liderada pelo Instituto Central de Pesquisa em Automóveis e Motores Automotivos (NAMI), que assumirá o papel de projetista principal.

Segundo Alexey Matushansky, diretor do Departamento de Desenvolvimento Estratégico e Política Corporativa do Ministério da Indústria e Comércio, o projeto é importantíssimo para a evolução da indústria automotiva russa.

“Estamos lançando as bases para uma produção automotiva própria. A plataforma será modular e permitirá a montagem de veículos de diferentes classes, desde compactos até sedãs de luxo,” explicou.

A nova plataforma foi idealizada para unificar a base de componentes e também será utilizada na produção em série de veículos híbridos e elétricos .

Natalia Nikipelova, presidente da TVEL, subsidiária da estatal russa Rosatom, destacou a necessidade de localização da produção para viabilizar economicamente a fabricação em massa de carros elétricos no país.

Durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, Nikipelova reforçou a importância de um acordo entre montadoras locais para utilizar uma plataforma unificada, especialmente no segmento de EVs.

Ela afirmou que essa iniciativa pode resultar no primeiro carro elétrico 100% produzido na Rússia.

A Rosatom já está construindo duas fábricas para produção de células e baterias, além de planejar a fabricação de componentes como powertrains elétricos integrados e materiais compostos para reduzir o peso dos veículos.

Embora analistas vejam o projeto como um marco importante para a independência da indústria automotiva russa, especialmente em meio à crescente isolação internacional, a iniciativa enfrenta desafios significativos.

Ivan Rybin, especialista em automóveis, questiona a viabilidade técnica e econômica do projeto, apontando dificuldades em usar componentes padronizados para produzir veículos de diferentes categorias.

Outro desafio é alcançar volumes de produção suficientes para justificar o investimento. Estima-se que sejam necessárias entre 400.000 e 500.000 unidades anuais para que o projeto seja economicamente viável.

A indústria automotiva russa tem enfrentado anos de declínio. A produção de veículos caiu de um pico de quase 2 milhões de unidades em 2012 para apenas 448.246 em 2022, um impacto direto das sanções e da invasão da Ucrânia.

Em 2023, a produção subiu modestamente para 506.127 unidades, mas permanece distante dos níveis anteriores.

Com a localização de 80% da produção, o projeto pode gerar mais de 300.000 empregos diretos na indústria automotiva e setores relacionados.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.