A Kia Motors está preparando mais duas picapes para o mercado internacional após a Tasman, que chegará em breve para alguns mercados da Ásia, Oriente Médio e Oceania.
Segundo o site Automotive News, a Kia fará essa segunda picape com propulsão 100% elétrica e nos EUA, mais precisamente na fábrica instalada na Geórgia.
O modelo deverá chegar em 2026, mas não será única, pois um relatório informou sobre outro modelo elétrico. Um relatório vazado revelou: “A Kia incorporará duas picapes elétricas: uma global e um modelo estratégico para mercados emergentes”.
Segundo o relatório, um dos modelos terá carroceria monobloco e bateria de 100 kWh com autonomia de 500 km. Há pouca informação sobre o produto que será oferecido nos mercados consolidados, enquanto a versão emergente nem mesmo foi detalhada.
Observando o portfólio e o movimento da Kia, uma dessas picapes elétricas poderá ser um modelo compacto que acabaria sendo feito em lugares como Tailândia ou mesmo Brasil, mas ainda é cedo para conjecturar algo.
No mercado americano, a Hyundai já tem a Santa Cruz e a Kia poderia ficar no segmento seu modelo elétrico, provavelmente derivado do Sportage.
A Kia nunca demonstrou interesse no segmento de picapes anteriormente e muito menos em grandes, já a picape para emergentes poderia ser derivada do Creta, porém, a propulsão elétrica se mostra inadequada devido à demanda menor.
O mais indicado para mercados como o Brasil seria com propulsão híbrida flex, ainda que em outros mercados, especialmente no Sudeste Asiático, poderia ter essa versão 100% elétrica.
Por ora, o novo veículo com caçamba de carga será a Kia Tasman, que chegará com motor turbo diesel 2.2 CRDi de 200 cavalos e 44,9 kgfm, além de transmissão automática de oito marchas, com tração 4×4 com reduzida e chassi de longarinas.
Com proposta diferenciada para o segmento médio, a Tasman poderia ser um produto mais internacional, mas será focado somente em alguns mercados.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!