A Kia mostra na CES 2024, que começa hoje em Las Vegas, Nevada, uma linha de conceitos de comerciais leves elétricos e integrados, que promete trazer mais versatilidade no uso graças a uma tecnologia que permite convertê-los rapidamente.
Chamado de Kia Platform Beyond Vehicle (PBV), o conceito geral permite que se altere a carroceria destes veículos para funcionar de outras formas, usando plataforma baixa e baterias de lítio planas, ampliando assim o espaço para carga.
Batizados de PV1, PV5 (este em duas versões) e PV7, os conceitos comerciais da Kia possuem partes das carrocerias intercambiáveis, com o posto do motorista fixo, usando um sistema de acoplamento eletromagnético para fixação.
Oferecidos nas opções de carroceria Basic, Van, High Roof e Chassis Cab, a linha PBV tem no PV1 um monovolume compacto, ideal para grandes centros e áreas restritas, enquanto o PV5 é o mais versátil com seu porte intermediário.
Já o PV7 é uma van compacta que teria como alvo as linhas médias da Stellantis, com Expert, Scudo e Jumpy, por exemplo. Ainda que a Kia mostre seu conceito na CES 2024, a gama parece mais orientada para a União Europeia.
A Kia explica que a tecnologia consiste em um sistema de trilhos integrado no teto, piso e painéis laterais do veículo, bem como no exterior, que permitem a personalização do veículo para atender às necessidades individuais do cliente.
A marca coreana diz que este sistema foi projetado para permitir a transferência perfeita de mercadorias e itens entre veículos, utilizando armários e estruturas, usando esses trilhos para nivelar os veículos e facilitar a movimentação de carga.
Isso elimina a necessidade de empilhadeira ou equipamentos externos para o transbordo, tendo ainda cada veículo um conjunto de adaptadores para diversos acessórios. A Kia não deu detalhes técnicos, mas enfatiza o compartilhamento com a EVX vigente.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!