A China revelou mais um carro mantido em segredo pelo fabricante, o Kia EV5, que será produzido também por lá e que o Ministério da Indústria e Informação revelou no processo de homologação.
O SUV elétrico da marca coreana é mais uma aposta da Kia para o mercado de veículos elétricos e o EV5 segue o mesmo estilo dos demais produtos da linha, com linhas multifacetadas.
De porte médio, o EV5 tem 4,615 m de comprimento, 1,875 m de largura, 1,715 m de altura e 2,750 m de entre eixos, o SUV da Kia pesa 1.870 kg.
Com baterias de lítio, o EV5 usa a plataforma E-GMP com suspensão traseira multilink, tendo ainda motor elétrico dianteiro de 218 cavalos e 31,5 kgfm.
Limitado a 185 km/h, o Kia EV5 internacional ainda não teve o tamanho da bateria revelado e nem sua autonomia, mas podemos imaginá-lo com células de 58 kWh e/ou de 77,4 kWh, as usadas pelo EV6.
No entanto, rumores dizem que a bateria NMC (níquel-manganês-cobalto) de 82 kWh será a utilizada de fato e com um alcance de até 600 km.
A autonomia deve ficar na casa de 500 km na bateria grande, não devendo cair abaixo de 400 km na menor, garantindo assim que o EV5 fique dentro do esperado para um SUV médio elétrico de atuação global.
Na China, contudo, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação divulgou que as células serão de fosfato de ferro e lítio, com 82 kWh.
Elas são do tipo Blade e fornecidos pela BYD, mas com autonomia não indicada.
Rival do Toyota bZ4X e do VW ID.4, o Kia EV5 tem chances de ser vendido no Brasil, fazendo assim dupla com o EV6 e com os esperados modelos menores.
Por ora, o Kia EV6 ainda é uma promessa, com a importadora Gandini dando ênfase nos modelos hibridizados ou híbridos, como Stonic, Sportage e Niro.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!