Kia estuda trazer ao Brasil uma sofisticada linha de comerciais leves elétricos, feitos na plataforma elétrica PVB

kia pbv concepts 4
kia pbv concepts 4

O grupo Gandini é o representante da Kia no Brasil há muitos anos e agora deseja apostar mais firmemente no segmento de comerciais leves elétricos, já atuando com boa presença com o VUC Bongo K2500, o caminhão leve mais vendido da categoria.

Segundo o site Automotive Business , o grupo sediado em Itu, interior de São Paulo, estuda trazer a linha de comerciais leves elétricos PV, sendo no caso os modelos PV5 e PV7, que fazem parte de uma família sofisticada de vans e furgões.

kia pbv concepts 5
kia pbv concepts 5

Apresentados como conceito na CES 2024, em Las Vegas, assim como na IAA Transportation 2024, em Hanôver, a linha PV é feita sobre uma nova plataforma elétrica comercial chamada PVB ou Platform Beyond Vehicle.

Ainda muito recente, a nova linha não chegou a qualquer mercado e isso deve começar pelo Japão a partir do início de 2026, com produção já no fim de 2025.

kia pbv concepts 1
kia pbv concepts 1

Com autonomia de até 400 km, a linha PV tem vans de cinco ou sete lugares, bem como furgões com tamanhos variados, ainda não detalhados pela marca sul-coreana.

Por aqui, a chegada da linha PV deve acontecer entre 2026 e 2027, segundo fonte da Kia, que ainda ressaltou que a decisão foi tomada com base no retrospecto da marca por aqui, que desembarcou nos anos 90 com a van Besta.

kia pbv concepts 2
kia pbv concepts 2

De lá para cá, a Kia teve o Ceres, mas foi o Bongo que reinou no segmento de VUC, sempre disputando vendas com o rival Hyundai HR, fabricado aqui.

Para contornar o impedimento legal de fabricar no país, devido à enorme multa colossal da Asia Motors, o grupo Gandini acabou fechando acordo com a Nordex para montagem do K2500 no país vizinho.

Assim, o VUC diesel chega ao Brasil como um produto regional, livre de imposto de importação de 35% e atendendo assim à demanda local com volumes maiores.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Kia

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 35% (199 pessoas), indicou que acessa o NA há menos de um ano. Na segunda posição ficou "acesso há mais de 10 anos", com 21% (116 pessoas).

Agora, queremos saber: Sobre comentar nas notícias, qual é a sua posição?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X