
A Kia do Brasil, representada pelo Grupo Gandini, de Itu-SP, quer produzir no país e o mais breve possível, bem como considera reforçar importações do México e do Uruguai.
Segundo o site Automotive Business, Gandini estaria conversando com três fabricantes de veículos no país para a produção de carros da marca coreana, de modo a evitar a alta carga tributária que incide na importação de veículos.
José Luiz Gandini, presidente da Kia, comentou: “Com o dólar que nós estamos vivendo no Brasil, pagando o imposto de importação, fica muito difícil competir com as outras marcas”.
De fato, a Kia caiu muito no ranking de vendas no mercado brasileiro e agora o objetivo é localizar para fugir desses tributos, já que modelos como o Sportage e o Niro, por exemplo, pagam 35%.
Gandini disse: “A gente precisa de alguma maneira melhorar o custo do Sportage e do Niro. São dois carros que entram pagando imposto total e fica difícil a competição”.
O executivo completou: “Estamos analisando isso, fazendo conta, estudando, conversando com os coreanos, vamos ver como é que fica isso a curto prazo”.
Por conta disso, Gandini está aberto à negociação para produzir esses e outros modelos da marca no país, porém, não revelou quais são essas montadoras.
Observando o parque industrial atual, existem três possibilidades que vislumbramos nesse caso: HMB em Piracicaba-SP, CAOA em Anápolis-GO e HPE em Catalão-GO.
A primeira é a controladora da Kia, a segunda já produz carros da Hyundai e a terceira tem espaço para fazer mais carros.
Além disso, Gandini quer fazer mais um modelo no Uruguai, onde monta o caminhão Bongo K2500 em operação própria.
Segundo Gandini revelou, qualquer solução encontrada será aceita pela matriz da Kia, contanto que os carros sejam feitos com qualidade.
Fora isso, a empresa importará mais carros do México, onde a Kia faz o K3, assim como fará os novos K4 e EV3.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!