
Um movimento de personalidades japonesas quer buscar uma solução para a Nissan e está cortejando a Tesla para que esta seja a tábua de salvação da montadora nipônica.
Segundo o Financial Times, um grupo do alto escalão japonês está com uma nova proposta para salvar a Nissan, sendo liderado pelo ex-membro do conselho da Tesla, Hiro Mizuno.
Com ele, estão também o ex-primeiro-ministro nipônico Yoshihide Suga e seu ex-assessor Hiroto Izumi, com conhecimento de vários membros do conselho da Nissan.
O que se sabe é que o grupo deseja que a Tesla invista em carros elétricos da Nissan e que as fábricas da montadora japonesa nos EUA sejam usadas por Elon Musk para ampliar sua produção nacional.
Isso ajudaria a Nissan a também produzir mais de seus carros em solo americano, atendendo assim à atual política do governo americano.
A Nissan desistiu recentemente de uma fusão de US$ 58 bilhões com a Honda, devido à proposta da rival japonesa da empresa desistir de seus carros híbridos, no caso o sistema e-Power.
Na sequência, a Foxconn de Taiwan, famoso fabricante do iPhone na Ásia, entrou com uma proposta para ajudar a Nissan, mas parece que isso não resolverá a questão.
A Foxconn queria comprar as ações da Nissan em posse da Renault, mas o negócio não saiu e a japonesa continua presa à francesa.
Enquanto isso, Elon Musk estaria interessado em linhas de montagem tradicionais para fazer seus carros mais baratos, uma vez que ele teria dito que a fábrica do Cybercab não se parece nada com uma da indústria automotiva.
Recentemente, a Nissan anunciou que cortaria a produção global e demitiria pelo menos 9 mil pessoas, o que é bem menos que os 35 mil propostos pela Volkswagen em sua recuperação financeira.
Agora, será que Elon Musk abraçará o grupo japonês e fará a Tesla se associar com a Nissan, um fabricante bem tradicional?

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!