Já ouviu falar da Jiyue EV? Pois é, essa empresa foi criada pela Geely em parceria com a Baidu, tendo tudo a seu favor para ter sucesso, porém, ela acabou em fracasso. À beira do colapso, a nova submarca não teve tempo nem de seguir para o exterior.
Em crise profunda, segundo especialistas, só um milagre poderá salvar a Jiyue EV, que nasceu com a Baidu tendo 55% de suas ações, enquanto a Geely detinha 45%.
No entanto, a coisa se inverteu e 65% acabaram para o grupo automotivo e 35% ficaram com a gigante digital. Com os modelos Jiyue 01 e Jiyue 07, sendo o primeiro um crossover para deter o Tesla Model Y e o segundo, um sedã estiloso, a marca não prosperou em vendas.
Com 1.3834 unidades vendidas na China em 2024, a Jiyue EV entrou numa espiral de dívidas que fez o diretor financeiro da empresa, Liu Jining, fugir do país. Fontes dizem que ele estaria escondido em Cingapura com a família.
Jining teria levado consigo livros contábeis da Jiyue EV, que teria um rombo de US$ 962 milhões em seu caixa, segundo a Baidu. A gigante eletrônica investiria mais US$ 412 milhões na empresa, mas ao descobrir o buraco, desistiu.
Com aproximadamente 70% de todas as peças usadas vindo da Geely e, segundo o site CarNewsChina, em fevereiro, ela devia mais de US$ 200 milhões à sua empresa controladora por essas peças. O presidente da empresa, Xia Yiping, teria pago bem mais por elas que o recomendado.
A Jiyue EV já teria informado sobre demissões e suspensão de pagamentos para empregados e fornecedores. Com tamanha crise, dificilmente a marca escapa da bancarrota e será mais uma chinesa que irá para o fundo antes de chegar a qualquer lugar.
Infelizmente, más gestões têm levado algumas chinesas para o buraco, sendo a mais notória a Humans Horizon, ainda que antigas como a Lifan também tenham sido sepultadas.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!