A Tesla está novamente no centro de uma polêmica, desta vez relacionada ao esforço para eliminar uma exigência federal de notificação de acidentes envolvendo tecnologias de assistência ao motorista e direção autônoma.
Segundo um documento obtido pela Reuters, a equipe de transição do governo Trump recomendou extinguir a regra, descrita como uma imposição de “coleta excessiva de dados”.
Essa mudança poderia dificultar a capacidade da Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário (NHTSA) de investigar e regular a segurança de veículos automatizados.
A regra, implementada em 2021, exige que montadoras relatem acidentes onde tecnologias de assistência ao motorista estavam ativadas nos 30 segundos antes da colisão.
Desde então, a NHTSA utilizou os dados para analisar mais de 2.700 incidentes, iniciando 10 investigações e realizando nove recalls envolvendo quatro fabricantes diferentes.
Entre os casos mais notórios estão acidentes fatais envolvendo Teslas em “Autopilot”, incluindo um que colidiu com um caminhão na Virgínia e outro que bateu em um caminhão de bombeiros na Califórnia.
A Tesla, que reportou mais de 1.500 acidentes à NHTSA, argumenta que a forma como os dados são apresentados cria uma percepção injusta de que seus veículos são mais propensos a colisões.
A empresa afirma que coleta e reporta informações mais detalhadas do que seus concorrentes, o que pode inflar as estatísticas. Elon Musk e executivos da Tesla têm defendido que a regra é onerosa e prejudica a imagem da marca.
A eliminação da regra seria parte de uma agenda mais ampla de liberalização das regulamentações de veículos autônomos, algo que Musk apoiou publicamente.
Ele defende uma abordagem federal unificada para regulamentar a direção autônoma, em vez de uma variedade de leis estaduais que, segundo ele, dificultam o desenvolvimento do setor.
Entretanto, críticos apontam que enfraquecer a coleta de dados pode comprometer a segurança no trânsito. Ex-funcionários da NHTSA enfatizam que a regra é crucial para identificar padrões de acidentes e problemas nas tecnologias emergentes, ajudando a prevenir novos incidentes.
Além da questão regulatória, a Tesla enfrenta investigações criminais e processos judiciais relacionados ao “Autopilot” e ao “Full Self-Driving”, acusados de propaganda enganosa.
Musk, que foi nomeado pelo governo Trump como co-líder de um departamento de eficiência governamental, teria usado sua influência para pressionar por mudanças que beneficiem a Tesla.
Enquanto isso, especialistas alertam que a alta frequência de acidentes envolvendo tecnologias da Tesla pode refletir não apenas a popularidade desses sistemas, mas também sua limitação em lidar com situações complexas.
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