O Exército Brasileiro recebeu nesta semana a primeira viatura do programa VBMT-LR 4×4, sigla para Viatura Blindada Multitarefa, Leve de Rodas, que usa tração nas quatro rodas.
Fabricado pela Iveco Defence Vehicles, em Sete Lagoas-MG, o LMV-BR (Light Multirole Vehicle) é um produto que irá reforçar os batalhões motorizados do EB num total de 32 unidades, sendo as demais 31 a ser entregues em 2022.
Escolhido pelo Exército em 2015, o LMV-BR é montado no complexo industrial da Iveco no norte de Minas Gerais, onde também são feitos os veículos comerciais leves da linha Daily, além de caminhões e ônibus.
Montado com vários componentes nacionalizados, o Iveco LMV-BR não deverá ficar somente nas 32 unidades iniciais, visto que o programa VBMT-LR 4×4 prevê um total de 186 veículos para o Exército Brasileiro.
Também chamado de Lince, o Iveco LMV-BR foi lançado em 2001 e é fabricado também pela BAE Systems no Reino Unido e MVPS na Rússia.
Com 5,50 m de comprimento, 205 m de largura e 1,95 m de altura, o Iveco LMV pesa em torno de 6,5 toneladas e possui entre-eixos variáveis.
Tendo nível de blindagem elevado para proteção de seus (em torno de 5 soldados), o veículo militar tem motor diesel Iveco F1D com 182 cavalos ou 220 cavalos, dependendo do país onde atua.
O LMV tem transmissão automática de seis marchas e capacidade de carga de 1.200 kg. Com velocidade máxima de 130 kg, o veículo da Iveco tem autonomia de 500 km.
Robusto, o Iveco LMV-BR está equipado com um canhão leve automático e dispositivos de contramedidas, já tendo sido entregues mais de 4 mil unidades para as forças de defesa da Itália, Reino Unido, Espanha, Bélgica e Áustria.
Para o Exército, a Iveco Veículos de Defesa já entregou mais de 480 unidades do Guarani VBTP 6×6, um veículo blindado anfíbio, um sucessor do Engesa Urutu na força de defesa nacional. Esse modelo da empresa italiana é até exportado a partir do Brasil.
[Fonte: Forte]
COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!