![iveco edaily 1 iveco edaily 1](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/iveco-edaily-1.jpg)
A Iveco está trazendo da Itália o eDaily, versão elétrica de seu tradicional veículo comercial leve para aproveitar o mercado de transportes aquecido para esse modelo de eletrificação com uso de baterias de lítio.
Para sua introdução, a Iveco adicionou R$ 100 milhões ao plano de investimentos no país, de R$ 1 bilhão até 2025. Todavia, o montante chegará a sua totalidade em 2026, enquanto o eDaily atenderá frotas de empresas que buscam a operação de veículos elétricos.
![iveco edaily 2 iveco edaily 2](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/iveco-edaily-2.jpg)
Para início da comercialização, a Iveco importou 26 unidades do eDaily dentro da cota de 10% de imposto de importação no primeiro semestre, mas trará mais 24 unidades até o final do ano, somando 50 exemplares.
No entanto, esse segundo lote terá de recolher 18% de imposto de importação, porém, a Iveco está em sua fase inicial de eletrificação por aqui e somente empresas parcerias dedicadas a causa ambiental é que irão operar o eDaily.
![iveco edaily 3 iveco edaily 3](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/iveco-edaily-3.jpg)
Com preços a partir de R$ 549.000, o Iveco eDaily chega ao Brasil em três versões, sendo um furgão e outra chassi-cabine, sendo que estes possuem PBT de 4,2 toneladas, mas com o segundo tem versão de 7,2 toneladas.
Nesse caso, as versões de menor capacidade de carga tem motor elétrico de 134 cavalos, enquanto a versão maior conta com 193 cavalos. Os torques são de 30,5 kgfm e 40,6 kgfm, respectivamente.
![iveco edaily 4 iveco edaily 4](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/iveco-edaily-4.jpg)
Três pacotes de baterias de lítio podem ser acomodados nos três modelos, que assim possuem autonomia variando de 110 a 300 km. O eDaily possui carregador de bordo para tomadas de até 220V, assim como wallbox para recarga mais rápida em instalação específica na empresa.
O tempo de recarga varia de 1h a 8h e permite que o modelo possa fazer entregas em grandes centros urbanos sem a emissão de CO², altamente prejudicial à saúde.
Produção nacional? Ainda é cedo para saber, mas tudo dependerá da demanda de mercado, como em outras marcas.
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