Itália pressiona Stellantis por mais investimentos e proteção às fábricas locais após saída de CEO Carlos Tavares

stellantis logo

O governo italiano está determinado a garantir que a Stellantis, dona da Fiat, Alfa Romeo e outras marcas, mantenha um compromisso sólido com as fábricas no território italiano.

O ministro da Indústria, Adolfo Urso, enfatizou neste sábado a necessidade de um plano industrial que priorize a Itália dentro da estratégia global da montadora.

Deve haver um plano assertivo para a Itália dentro da estratégia industrial da Stellantis que proteja nossas fábricas nacionais,” declarou Urso durante um evento em Roma, antes de uma reunião crucial sobre a indústria automotiva italiana marcada para o dia 17 de dezembro, que também contará com a presença de sindicatos.

A renúncia inesperada de Carlos Tavares como CEO da Stellantis trouxe novos ares para o diálogo entre o governo e a montadora. Tavares enfrentou críticas frequentes de políticos italianos, que o acusaram de negligenciar fábricas históricas e transferir a produção para outros países.

“Não há mais Tavares, ele não entendeu a realidade,” afirmou Urso, membro do partido Irmãos da Itália, durante o evento.

Segundo ele, a mudança de postura da Stellantis ficou clara quando John Elkann, presidente do conselho da montadora, ligou diretamente para a primeira-ministra Giorgia Meloni para informar sobre a saída de Tavares.

O governo agora espera que a Stellantis comprometa recursos financeiros significativos para fortalecer a indústria automotiva italiana e manter a competitividade do país no setor.

Urso ressaltou que a proteção das fábricas locais não é apenas uma questão econômica, mas estratégica para preservar a posição da Itália no mercado global.

Giuseppe Manca, chefe de recursos humanos e relações industriais da Stellantis na Itália, que também participou do painel, mostrou otimismo e sugeriu que “boas notícias” podem surgir da reunião marcada para a próxima terça-feira.

Com a saída de Tavares e o novo diálogo aberto entre o governo italiano e a Stellantis, há expectativa de um equilíbrio maior entre os interesses globais da montadora e a preservação de sua herança industrial na Itália.

A reunião de 17 de dezembro será um momento importante para determinar o futuro da relação entre a montadora e o país que abriga algumas de suas marcas mais icônicas.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 39% (334 pessoas), indicou que prefere apenas ler as notícias, ao invés de comentar.

Agora, queremos saber: Dentre os 10 mais vendidos, qual é o melhor SUV compacto do mercado hoje?

(A ordem dos modelos abaixo é alfabética.)

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.