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A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) divulgou um novo levantamento sobre a infraestrutura de carregamento no Brasil, apontando um crescimento expressivo no número de eletropostos.
Não parece, mas segundo a entidade, o país conta agora com 14.827 pontos de recarga públicos e semi-públicos, um avanço de 22% em relação a novembro do ano passado.
Além do aumento na quantidade de carregadores, a ampliação da cobertura territorial também é relevante.
Em novembro, 1.263 municípios contavam com eletropostos, número que subiu para 1.363 cidades em fevereiro, representando um crescimento de 8% na distribuição da infraestrutura.
O estudo da ABVE destaca que o maior avanço aconteceu nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, onde a eletromobilidade continua em fase de expansão.
Os números mostram que a região Norte passou de 38 para 47 eletropostos, crescimento de 23,7%.
No Centro-Oeste, o número avançou de 107 para 121, uma alta de 13,1%, enquanto no Nordeste, o número de carregadores subiu de 294 para 326, um aumento de 10,9%.
Já o Sudeste cresceu de 479 para 506, avanço de 5,6%, enquanto o Sul passou de 345 para 363, um crescimento de 5,2%. No total, a infraestrutura aumentou 7,9% nos últimos três meses.
Segundo a entidade, o crescimento mais expressivo nas regiões Norte e Centro-Oeste reflete a interiorização da eletromobilidade, permitindo que a infraestrutura vá além dos grandes centros urbanos.
Outro ponto relevante do estudo é a diferenciação entre os tipos de carregadores. Do total de 14.827 eletropostos, a grande maioria, 84%, oferece recarga lenta em corrente alternada (AC), totalizando 12.397 carregadores.
Já os carregadores rápidos DC, essenciais para reduzir drasticamente o tempo de recarga, representam apenas 16% da infraestrutura, com 2.430 unidades instaladas.
Apesar dessa baixa participação, a oferta dos fundamentais carregadores rápidos cresceu 60% nos últimos três meses.
Em novembro, eram 1.516 unidades e agora somam 2.430. No mesmo período, os carregadores lentos avançaram 17%, saindo de 10.621 para 12.397 unidades.
Esse crescimento indica que, embora a maioria da infraestrutura ainda seja composta por carregadores de menor potência, os carregadores rápidos começam a ganhar força no Brasil, algo fundamental para aumentar a viabilidade de viagens mais longas com elétricos.
Com 208 mil veículos eletrificados circulando no Brasil, sendo 93,1 mil totalmente elétricos e 115,3 mil híbridos plug-in, a expansão da rede de carregamento é um fator crítico para sustentar o crescimento do setor.
O avanço no último trimestre mostra que a eletromobilidade segue em ritmo acelerado no país, mas ainda há desafios, principalmente na ampliação da rede de carregadores rápidos.
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