Infraestrutura de carregamento no Brasil cresce 22% em três meses, aponta ABVE; país já tem quase 15 mil pontos de recarga

eletroposto pronto
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A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) divulgou um novo levantamento sobre a infraestrutura de carregamento no Brasil, apontando um crescimento expressivo no número de eletropostos.

Não parece, mas segundo a entidade, o país conta agora com 14.827 pontos de recarga públicos e semi-públicos, um avanço de 22% em relação a novembro do ano passado.

Além do aumento na quantidade de carregadores, a ampliação da cobertura territorial também é relevante.

Em novembro, 1.263 municípios contavam com eletropostos, número que subiu para 1.363 cidades em fevereiro, representando um crescimento de 8% na distribuição da infraestrutura.

O estudo da ABVE destaca que o maior avanço aconteceu nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, onde a eletromobilidade continua em fase de expansão.

Os números mostram que a região Norte passou de 38 para 47 eletropostos, crescimento de 23,7%.

No Centro-Oeste, o número avançou de 107 para 121, uma alta de 13,1%, enquanto no Nordeste, o número de carregadores subiu de 294 para 326, um aumento de 10,9%.

Já o Sudeste cresceu de 479 para 506, avanço de 5,6%, enquanto o Sul passou de 345 para 363, um crescimento de 5,2%. No total, a infraestrutura aumentou 7,9% nos últimos três meses.

Segundo a entidade, o crescimento mais expressivo nas regiões Norte e Centro-Oeste reflete a interiorização da eletromobilidade, permitindo que a infraestrutura vá além dos grandes centros urbanos.

Outro ponto relevante do estudo é a diferenciação entre os tipos de carregadores. Do total de 14.827 eletropostos, a grande maioria, 84%, oferece recarga lenta em corrente alternada (AC), totalizando 12.397 carregadores.

Já os carregadores rápidos DC, essenciais para reduzir drasticamente o tempo de recarga, representam apenas 16% da infraestrutura, com 2.430 unidades instaladas.

Apesar dessa baixa participação, a oferta dos fundamentais carregadores rápidos cresceu 60% nos últimos três meses.

Em novembro, eram 1.516 unidades e agora somam 2.430. No mesmo período, os carregadores lentos avançaram 17%, saindo de 10.621 para 12.397 unidades.

Esse crescimento indica que, embora a maioria da infraestrutura ainda seja composta por carregadores de menor potência, os carregadores rápidos começam a ganhar força no Brasil, algo fundamental para aumentar a viabilidade de viagens mais longas com elétricos .

Com 208 mil veículos eletrificados circulando no Brasil, sendo 93,1 mil totalmente elétricos e 115,3 mil híbridos plug-in, a expansão da rede de carregamento é um fator crítico para sustentar o crescimento do setor.

O avanço no último trimestre mostra que a eletromobilidade segue em ritmo acelerado no país, mas ainda há desafios, principalmente na ampliação da rede de carregadores rápidos.


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X