
O Uruguai avança na implementação do hidrogênio verde com o Projeto Kahirós, um consórcio que reúne Hyundai Fidocar, Banco Santander, Ventus e Fraylog.
A iniciativa prevê a utilização de seis caminhões Hyundai Xcient Fuel Cell para transporte de madeira em trajetos de até 700 km com uma única recarga de hidrogênio.
Com um investimento de US$ 40 milhões, será construída a primeira instalação de hidrogênio verde do Uruguai, perto de Fray Bentos.
A estrutura contará com um parque solar de 4,8 MW, que alimentará uma usina de eletrólise capaz de produzir 77 toneladas de hidrogênio por ano. A previsão é que os caminhões entrem em operação no primeiro semestre de 2026.
A Hyundai vê no Uruguai um exemplo para outros países da América Latina, reforçando seu compromisso com combustíveis de emissão zero.
Segundo Airton Cousseau, presidente da marca na região, a experiência uruguaia pode impulsionar novos investimentos em hidrogênio sustentável.

Cousseau comenta: “Alguns desses projetos serão materializados em breve”. Além disso, a empresa já desenvolve projetos no Brasil, Chile e Colômbia.
O Hyundai XCIENT Fuel Cell é o primeiro caminhão pesado a hidrogênio produzido em série no mundo.
Lançado em 2020, o caminhão pesado da Hyundai, nessa versão Fuel Cell, já vendeu mais de 280 unidades em nove países: Estados Unidos, Canadá, Suíça, Alemanha, França, Holanda, Nova Zelândia, Coreia do Sul e Israel.
Com 10 tanques de armazenamento e um motor de 350 kW, ele oferece uma autonomia de até 720 km. O modelo já opera em nove países, incluindo Estados Unidos, Canadá e Alemanha.
No Brasil, a Hyundai está testando o SUV Nexo em parceria com a USP. O projeto avalia o uso de hidrogênio renovável a partir do etanol, ampliando as perspectivas para a mobilidade sustentável no país.
Com essa iniciativa, a empresa fortalece sua presença no setor de energia limpa e contribui para a expansão do hidrogênio como alternativa viável no transporte.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!