Hyundai testará caminhões movidos a hidrogênio verde no Uruguai; projeto é parte daquele executado no Brasil com o Nexo

hyundai xcient fuel cell
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O Uruguai avança na implementação do hidrogênio verde com o Projeto Kahirós, um consórcio que reúne Hyundai Fidocar, Banco Santander, Ventus e Fraylog.

A iniciativa prevê a utilização de seis caminhões Hyundai Xcient Fuel Cell para transporte de madeira em trajetos de até 700 km com uma única recarga de hidrogênio.

Com um investimento de US$ 40 milhões, será construída a primeira instalação de hidrogênio verde do Uruguai, perto de Fray Bentos.

A estrutura contará com um parque solar de 4,8 MW, que alimentará uma usina de eletrólise capaz de produzir 77 toneladas de hidrogênio por ano. A previsão é que os caminhões entrem em operação no primeiro semestre de 2026.

A Hyundai vê no Uruguai um exemplo para outros países da América Latina, reforçando seu compromisso com combustíveis de emissão zero.

Segundo Airton Cousseau, presidente da marca na região, a experiência uruguaia pode impulsionar novos investimentos em hidrogênio sustentável.

nexo brasil
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Cousseau comenta: “Alguns desses projetos serão materializados em breve”. Além disso, a empresa já desenvolve projetos no Brasil, Chile e Colômbia.

O Hyundai XCIENT Fuel Cell é o primeiro caminhão pesado a hidrogênio produzido em série no mundo.

Lançado em 2020, o caminhão pesado da Hyundai, nessa versão Fuel Cell, já vendeu mais de 280 unidades em nove países: Estados Unidos, Canadá, Suíça, Alemanha, França, Holanda, Nova Zelândia, Coreia do Sul e Israel.

Com 10 tanques de armazenamento e um motor de 350 kW, ele oferece uma autonomia de até 720 km. O modelo já opera em nove países, incluindo Estados Unidos, Canadá e Alemanha.

No Brasil, a Hyundai está testando o SUV Nexo em parceria com a USP. O projeto avalia o uso de hidrogênio renovável a partir do etanol, ampliando as perspectivas para a mobilidade sustentável no país.

Com essa iniciativa, a empresa fortalece sua presença no setor de energia limpa e contribui para a expansão do hidrogênio como alternativa viável no transporte.


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X