Hyundai, RAM e Volkswagen são as piores marcas na qualidade do serviço das concessionárias, nos EUA

hyundai ioniq 9 3
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Os departamentos de serviço das concessionárias nos Estados Unidos tiveram um desempenho positivo pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o Estudo de Índice de Atendimento ao Cliente da J.D. Power 2025 .

No entanto, apesar da boa avaliação geral, os tempos de espera para agendamentos ainda são mais longos do que os clientes gostariam, e a comunicação continua sendo um ponto fraco.

Segundo John Tenerovich, diretor de varejo automotivo da J.D. Power, um dos fatores que impulsionaram a satisfação foi a maior disponibilidade das oficinas, o que reduziu os tempos de espera.

“Ainda não voltamos aos níveis de alguns anos atrás, mas estamos vendo melhorias”, afirmou em entrevista ao Automotive News.

ram 2025 estados unidos (1)
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Porsche e Subaru lideram rankings de satisfação

O estudo avaliou concessionárias de marcas de luxo e mercado de massa em uma escala de 1.000 pontos, considerando cinco fatores: qualidade do serviço, atendimento do consultor técnico, retirada do veículo, instalações e processo de agendamento.

Na categoria de luxo, a Porsche ficou no topo do ranking com 912 pontos, seguida por Lexus (900) e Cadillac (888).

Já no segmento de marcas de grande volume, a Subaru liderou com 896 pontos, com Mini (888) e Honda (881) logo atrás.

A média de satisfação foi de 878 pontos para proprietários de marcas premium e 862 para marcas de mercado de massa.

No entanto, a J.D. Power reformulou a metodologia do estudo este ano, o que dificulta comparações diretas com anos anteriores.

vw kombi 75 7
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Falhas na comunicação ainda são um problema

Mesmo com bons resultados, as concessionárias continuam enfrentando desafios no relacionamento com os clientes.

Tenerovich destacou que a incerteza sobre prazos e status do serviço afeta negativamente a experiência do consumidor. “Reduzir essa incerteza melhora significativamente a satisfação”, explicou.

Outro fator de insatisfação é a taxa de erros nas reparações. O estudo revelou que 12% dos reparos não são concluídos corretamente na primeira visita.

Entre os clientes que tiveram problemas, apenas metade afirmou que voltaria à mesma concessionária. Além disso, 5% disseram que procurariam oficinas independentes para futuras manutenções.

O estudo também apontou que a satisfação dos clientes aumentava quando serviços de recall eram realizados junto com manutenções programadas.

A pontuação média de satisfação para serviços de recall isolados foi de 829, mas subiu para 858 quando o serviço foi combinado com uma troca de óleo.

Desconfiança entre gerações

O estudo mostrou que a confiança nos serviços varia de acordo com a idade dos clientes. Em uma escala de 7 pontos, os baby boomers registraram a maior confiança, com média de 6,24.

Já os consumidores mais jovens demonstraram menos segurança nos serviços: a Geração Z obteve 5,77, os millennials 5,89 e a Geração X 5,95.

Tenerovich atribui essa diferença à falta de experiência dos mais jovens com oficinas e concessionárias. “É uma questão de familiaridade.

Quanto mais interações positivas os clientes tiverem, maior será a confiança”, disse.

Atendimento a EVs ainda precisa melhorar

Proprietários de veículos elétricos continuam menos satisfeitos com os serviços das concessionárias em comparação com donos de modelos a combustão.

No segmento de mercado de massa, a diferença foi de 51 pontos na satisfação, enquanto para marcas de luxo a queda foi ainda maior: 57 pontos.

A principal explicação para esse cenário é a falta de técnicos bem treinados para lidar com EVs, segundo a J.D. Power.

Além disso, a comunicação deficiente sobre o status do serviço também contribui para a insatisfação dos clientes de elétricos.

Uma solução apontada no estudo é que as concessionárias priorizem a comunicação no formato preferido pelo cliente.

“Se o cliente quer receber mensagens de texto, isso deve ser respeitado. No caso dos proprietários de EVs, o uso de tecnologia na experiência de atendimento pode fazer uma grande diferença”, concluiu Tenerovich.

O estudo analisou mais de 55.000 respostas de proprietários e locatários de veículos com 1 a 3 anos de uso, coletadas entre julho e dezembro de 2024.


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.