Hyundai lança EV de apenas US$ 18.000 no Japão, na tentativa de chamar a atenção dos japoneses, que só querem saber de híbridos

hyundai inster 2
hyundai inster 2

A Hyundai Motor anunciou o lançamento do Inster, o carro elétrico compacto mais acessível do mercado japonês, com o objetivo de penetrar em um segmento amplamente dominado por marcas locais com expertise em tecnologias de veículos a combustão e híbridos.

O modelo, que será vendido por 2,85 milhões de ienes (cerca de US$ 18.000), tem como estratégia um preço agressivo, similar ao adotado pela chinesa BYD com o Dolphin, lançado em 2023 por 3,63 milhões de ienes.

O Inster, anteriormente conhecido como Casper Electric na Coreia do Sul, será entregue aos clientes japoneses a partir de maio, conforme anunciado pelo CEO da Hyundai Mobility Japan, Toshiyuki Shimegi, durante o Salão do Automóvel de Tóquio.

hyundai inster 1
hyundai inster 1

Na categoria de “kei cars”, que inclui veículos ultra-compactos com potência limitada, o modelo mais vendido no Japão é o Nissan Sakura, oferecido por 2,60 milhões de ienes.

No entanto, mesmo o Sakura teve menos de 23.000 unidades vendidas no ano passado, uma queda de quase 40% em relação a 2023, evidenciando o fraco interesse por EVs em um mercado que registra cerca de 4 milhões de vendas de carros por ano.

A Hyundai busca se destacar nesse mercado, onde as vendas de EVs ainda engatinham. Em 2023, a montadora vendeu apenas 607 veículos no Japão, enquanto a BYD alcançou 2.223 unidades.

hyundai inster 3
hyundai inster 3

A Tesla não divulgou seus números de vendas no país.

“O Inster é nosso produto principal para conquistar o reconhecimento dos clientes japoneses”, afirmou Shimegi, destacando que o modelo será crucial para atingir a ambiciosa meta de multiplicar por dez as vendas da Hyundai no Japão nos próximos cinco anos.

A Hyundai, que junto à Kia forma o terceiro maior grupo automotivo do mundo, retornou ao mercado japonês em 2022 após uma ausência de mais de uma década.

hyundai inster 4
hyundai inster 4

Desde então, a empresa tem focado exclusivamente em veículos elétricos e a célula de combustível, uma mudança estratégica após sua saída em 2009 devido às baixas vendas em um mercado amplamente dominado por Toyota, Honda e outras grandes montadoras japonesas.

Com a chegada do Inster, a Hyundai busca competir diretamente com os gigantes locais, apostando no apelo do preço competitivo e na crescente demanda global por veículos elétricos.

No entanto, o desafio será convencer os consumidores japoneses, que ainda demonstram forte preferência por híbridos e modelos tradicionais de combustão.

hyundai inster 5
hyundai inster 5

google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 35% (199 pessoas), indicou que acessa o NA há menos de um ano. Na segunda posição ficou "acesso há mais de 10 anos", com 21% (116 pessoas).

Agora, queremos saber: Sobre comentar nas notícias, qual é a sua posição?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.