A Hyundai Motor anunciou o lançamento do Inster, o carro elétrico compacto mais acessível do mercado japonês, com o objetivo de penetrar em um segmento amplamente dominado por marcas locais com expertise em tecnologias de veículos a combustão e híbridos.
O modelo, que será vendido por 2,85 milhões de ienes (cerca de US$ 18.000), tem como estratégia um preço agressivo, similar ao adotado pela chinesa BYD com o Dolphin, lançado em 2023 por 3,63 milhões de ienes.
O Inster, anteriormente conhecido como Casper Electric na Coreia do Sul, será entregue aos clientes japoneses a partir de maio, conforme anunciado pelo CEO da Hyundai Mobility Japan, Toshiyuki Shimegi, durante o Salão do Automóvel de Tóquio.
Na categoria de “kei cars”, que inclui veículos ultra-compactos com potência limitada, o modelo mais vendido no Japão é o Nissan Sakura, oferecido por 2,60 milhões de ienes.
No entanto, mesmo o Sakura teve menos de 23.000 unidades vendidas no ano passado, uma queda de quase 40% em relação a 2023, evidenciando o fraco interesse por EVs em um mercado que registra cerca de 4 milhões de vendas de carros por ano.
A Hyundai busca se destacar nesse mercado, onde as vendas de EVs ainda engatinham. Em 2023, a montadora vendeu apenas 607 veículos no Japão, enquanto a BYD alcançou 2.223 unidades.
A Tesla não divulgou seus números de vendas no país.
“O Inster é nosso produto principal para conquistar o reconhecimento dos clientes japoneses”, afirmou Shimegi, destacando que o modelo será crucial para atingir a ambiciosa meta de multiplicar por dez as vendas da Hyundai no Japão nos próximos cinco anos.
A Hyundai, que junto à Kia forma o terceiro maior grupo automotivo do mundo, retornou ao mercado japonês em 2022 após uma ausência de mais de uma década.
Desde então, a empresa tem focado exclusivamente em veículos elétricos e a célula de combustível, uma mudança estratégica após sua saída em 2009 devido às baixas vendas em um mercado amplamente dominado por Toyota, Honda e outras grandes montadoras japonesas.
Com a chegada do Inster, a Hyundai busca competir diretamente com os gigantes locais, apostando no apelo do preço competitivo e na crescente demanda global por veículos elétricos.
No entanto, o desafio será convencer os consumidores japoneses, que ainda demonstram forte preferência por híbridos e modelos tradicionais de combustão.
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