Enquanto a maioria das montadoras está focada em SUVs lucrativos, a Honda continua apostando em carros esportivos acessíveis (isso lá no primeiro mundo) para entusiastas.
Modelos como o Civic Si, Type R e suas versões premium da Acura, o Integra e o Type S, oferecem um equilíbrio interessante entre desempenho para as ruas e capacidade de pista.
Mas e se a marca decidisse ir além, criando uma versão ainda mais extrema acima do Type R ou Type S?
Durante o Rolex 24 de Daytona de 2025, o presidente da Honda Racing, Koji Watanabe, comentou que a marca deveria desenvolver modelos de alto desempenho com peças genuínas da HRC (Honda Racing Corporation).
Ele não deu detalhes sobre um plano específico, mas afirmou que a Honda já está trabalhando nesse conceito, com a divisão americana da HRC desenvolvendo componentes de performance para seus modelos esportivos.
A comparação feita com o programa XX da Ferrari, que cria versões radicais de seus superesportivos, levantou a questão se a Honda poderia seguir um caminho semelhante.
Watanabe, no entanto, esclareceu que os modelos mais potentes da HRC seriam baseados em carros já existentes, como o Integra Type S ou o Civic Type R, descartando algo como um hipercarro baseado no protótipo ARX-06 IMSA GTP.
Embora os detalhes ainda sejam escassos, há sinais concretos de que algo está em andamento.
No Monterey Car Week de 2023, a marca revelou o Acura Integra Type S HRC Prototype, um conceito focado em pista que impressionou o piloto de Fórmula 1 Yuki Tsunoda. Ele ficou tão empolgado que pediu à Honda que levasse o carro para o Japão.
Jon Ikeda, vice-presidente sênior da HRC nos EUA, explicou que a ideia é criar uma versão que fique entre os modelos de rua, como Type S e Type R, e os carros de corrida de competição.
Segundo ele, essa nova configuração seria a máxima expressão de desempenho dentro da linha Honda/Acura, mantendo-se legalizada para as ruas, mas em um nível que faria seu cônjuge pensar duas vezes antes de pegar carona.
Ainda não está claro quais peças ou modificações poderiam ser aprovadas pelas regulamentações de segurança, mas Ikeda sugere que a ideia seria permitir que os clientes escolhessem diferentes componentes de alto desempenho, seguindo um modelo semelhante ao da Porsche.
Ele enfatiza que tudo precisaria ser certificado, pois a Honda não pretende comprometer a segurança.
Apesar de ainda não haver um cronograma definido, fica evidente que a Honda está considerando seriamente expandir sua linha de esportivos com um selo HRC.
Se a ideia sair do papel, poderemos ver versões ainda mais radicais do Civic Type R e do Integra Type S, trazendo tecnologia de pista para as ruas em um nível nunca visto antes.
Os entusiastas já podem começar a sonhar.
[Fonte: The Drive]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!