
A nova alíquota de 25% de imposto de importação que o governo atual dos states impôs sobre o Canadá e o México já está afetando os planos industriais da Honda, que tem plantas nos três países da América do Norte.
Segundo a Reuters, a Honda decidiu que a próxima geração do Civic, que seria feita no México, passará para Indiana, nos EUA, deixando assim a planta de Guanajuato, no estado homônimo.
Pelo que se sabe até o momento, a mudança da Honda é a primeira medida efetiva de uma montadora em alterar a produção por conta da mudança política nas tarifas de importação dos EUA.
Três pessoas familiarizadas com o assunto, revelaram a informação sob a condição de anonimato, porém, as coisas podem mudar se as conversas entre a Cidade do México e Washington chegarem a um acordo.
Por ora, a Honda planeja produzir o Novo Civic e:HEV em Indiana a partir de maio de 2028, com uma cadência anual esperada de cerca de 210.000 unidades.
A Honda buscaria assim importar de países não atingidos por tarifas se a produção em Indiana ficar aquém da demanda, como revelou uma das fontes.
Deve-se lembrar que a Honda tem uma fábrica no Canadá, em Ontário, onde também produz o Civic, no caso somente o sedã, porém, esta unidade deve se concentrar somente em carros elétricos.
Se o Civic Hybrid for para os EUA, provavelmente o ZR-V (HR-V nos states) também irá pelo mesmo motivo, já que o imposto maior impacta mais os modelos mais baratos, como este SUV.
A Honda não quis comentar a informação, obviamente, já que se trata de um assunto complexo e espinhoso, mas hoje, 80% da produção da empresa no México é para exportação.
Atualmente, 40% dos carros vendidos pela Honda nos EUA são provenientes do México e do Canadá.
Na mão contrária, a Honda envia para os dois países anualmente 60.000 carros, que ficarão mais caros nesses mercados.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!