Em uma coletiva de imprensa para apresentar a direção de seus negócios de veículos híbridos elétricos (HEV), a Honda revelou novas tecnologias que tornarão seus carros mais eficientes numa alternativa aos carros elétricos.
Há muito defendendo os motores a combustão, a Honda pretende apostar forte na hibridização, já de olho no novo cenário que se desenrolará no mercado americano a partir de janeiro.
O Honda e:HEV, conceito que une um motor a combustão e um motor elétrico, tendo três modos de operação, sendo uma usando somente energia, outra híbrida e uma terceira focando no desempenho com o motor a gasolina.
Mas, para a próxima geração de e:HEV, os componentes, incluindo motor a gasolina e unidade de acionamento elétrico, e a tecnologia de controle serão renovados, respectivamente.
Isso funcionará tanto para o sistema de pequeno porte (com um motor de 1.5 litro) quanto para o sistema de médio porte (com um motor de 2.0 litros) para melhorar ainda mais o desempenho ambiental e uma experiência de direção melhor.
A Honda introduzirá uma nova geração de motores de ciclo Atkinson com injeção direta em unidades 1.5 e 2.0 litros, tendo ainda tração dianteira e sistema de refrigeração integrado.
Eles serão montados sobre uma nova plataforma de médio porte da próxima geração, atualmente em desenvolvimento. A Honda terá como objetivo melhorar a economia de combustível dos modelos e:HEV de próxima geração em mais de 10% em comparação com a primeira geração.
O novo motor 1.5 terá 40% mais torque em comparação com o atual motor de mesma cilindrada, tendo ainda melhoramentos em consumo e emissão conforme ajustes pré-determinados. A nova plataforma pesa 90 kg a menos que uma equivalente atualmente.
Os modos de condução elétrica e híbrido serão os beneficiados com a mudança, o que deve envolver o uso de baterias de lítio mais eficientes. Porém, a Honda prepara o S+ Shift, uma nova função projetada para buscar a “alegria de dirigir”, segundo a marca.
Sem comprometer o desempenho ambiental dos veículos híbridos, o Honda S+ Shift controla precisamente o giro do motor durante a aceleração e desaceleração para obter resposta de direção direta e trocas de marchas rápidas.
A Honda planeja instalar o Honda S+ Shift em todos os seus futuros modelos de veículos híbridos com a próxima geração do e:HEV, começando com o novíssimo Honda Prelude, programado para ser colocado à venda em 2025.
A marca também promete uma variante E-AWD com motor elétrico no eixo traseiro, sendo o mesmo sistema para carros 100% elétricos da Honda. Teremos aqui? Possivelmente, a marca deverá introduzir parte disso no mercado nacional.
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