Honda apresenta novas tecnologias para carros híbridos que poderão chegar em breve ao Brasil; conheça esses sistemas inéditos da marca japonesa

honda e hev 1
honda e hev 1

Em uma coletiva de imprensa para apresentar a direção de seus negócios de veículos híbridos elétricos (HEV), a Honda revelou novas tecnologias que tornarão seus carros mais eficientes numa alternativa aos carros elétricos.

Há muito defendendo os motores a combustão, a Honda pretende apostar forte na hibridização, já de olho no novo cenário que se desenrolará no mercado americano a partir de janeiro.

O Honda e:HEV, conceito que une um motor a combustão e um motor elétrico, tendo três modos de operação, sendo uma usando somente energia, outra híbrida e uma terceira focando no desempenho com o motor a gasolina.

honda e hev 2
honda e hev 2

Mas, para a próxima geração de e:HEV, os componentes, incluindo motor a gasolina e unidade de acionamento elétrico, e a tecnologia de controle serão renovados, respectivamente.

Isso funcionará tanto para o sistema de pequeno porte (com um motor de 1.5 litro) quanto para o sistema de médio porte (com um motor de 2.0 litros) para melhorar ainda mais o desempenho ambiental e uma experiência de direção melhor.

A Honda introduzirá uma nova geração de motores de ciclo Atkinson com injeção direta em unidades 1.5 e 2.0 litros, tendo ainda tração dianteira e sistema de refrigeração integrado.

honda e hev 3
honda e hev 3

Eles serão montados sobre uma nova plataforma de médio porte da próxima geração, atualmente em desenvolvimento. A Honda terá como objetivo melhorar a economia de combustível dos modelos e:HEV de próxima geração em mais de 10% em comparação com a primeira geração.

O novo motor 1.5 terá 40% mais torque em comparação com o atual motor de mesma cilindrada, tendo ainda melhoramentos em consumo e emissão conforme ajustes pré-determinados. A nova plataforma pesa 90 kg a menos que uma equivalente atualmente.

Os modos de condução elétrica e híbrido serão os beneficiados com a mudança, o que deve envolver o uso de baterias de lítio mais eficientes. Porém, a Honda prepara o S+ Shift, uma nova função projetada para buscar a “alegria de dirigir”, segundo a marca.

honda e hev 4
honda e hev 4

Sem comprometer o desempenho ambiental dos veículos híbridos, o Honda S+ Shift controla precisamente o giro do motor durante a aceleração e desaceleração para obter resposta de direção direta e trocas de marchas rápidas.

A Honda planeja instalar o Honda S+ Shift em todos os seus futuros modelos de veículos híbridos com a próxima geração do e:HEV, começando com o novíssimo Honda Prelude, programado para ser colocado à venda em 2025.

A marca também promete uma variante E-AWD com motor elétrico no eixo traseiro, sendo o mesmo sistema para carros 100% elétricos da Honda. Teremos aqui? Possivelmente, a marca deverá introduzir parte disso no mercado nacional.

 


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 39% (334 pessoas), indicou que prefere apenas ler as notícias, ao invés de comentar.

Agora, queremos saber: Dentre os 10 mais vendidos, qual é o melhor SUV compacto do mercado hoje?

(A ordem dos modelos abaixo é alfabética.)

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X