A Honda apresentou hoje, em Las Vegas, a estreia mundial de dois modelos protótipos na CES 2025, sendo eles Honda 0 Saloon e Honda 0 SUV, representando dois produtos da família Honda 0 Series que serão introduzidos nos mercados globais a partir de 2026.
A Honda também apresentou seu sistema operacional inédito e exclusivo de veículos, o Asimo OS, para os modelos Honda 0 Series. Os dois protótipos parecem muito mais conceitos que carros perto da produção, como vemos em outros modelos da marca que estão chegando.
Observando ambas as propostas, fica difícil realmente imaginá-los circulando pelas ruas como produtos da Honda, sendo que seriam mais críveis como carros da Tesla, após Cybertruck e Cybercab.
A marca explica que “embora mantenha o design de estilo exato do modelo conceito, a versão protótipo apresenta uma altura mais baixa, estilo esportivo que distingue o Saloon de outros modelos elétricos à primeira vista e um espaço interior maior do que as pessoas podem imaginar com base nas dimensões exteriores”.
O Saloon chama mais a atenção não por conta desses detalhes, mas olhando de perfil, parece mais um crossover de alta performance destinado a ser um rival do Lamborghini Urus, por exemplo. São poucas as fotos oficiais e essa é a primeira impressão que se tem dele.
Já o Honda 0 SUV tem uma cabine muito recuada e colunas D enormes, que se fundem com a traseira truncada e não revelada. Em ambos, aparentemente, o ambiente é de conceito e nos parece anos-luz daa realidade, embora o painel possa ter boa influência da Sony.
Retrovisores em telas internas e volante em forma de manche não seriam inéditos, com o primeiro já usado na Honda e o segundo na rival Toyota. A Honda promete ambos para 2026 nos EUA e depois nos demais mercados globais, incluindo Japão e Europa.
No caso do Asimo OS, a tecnologia se baseia no mainframe do robô da Honda, usando a estimativa de postura de alta precisão e controle de estabilização com base em sensores giroscópios 3D, para permitir dinâmicas de condução em vários tipos de estrada.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!