Homem de 85 anos de idade recebe multa de R$ 17.000 por causa de um acidente que aconteceu 64 anos atrás

homem 85 anos multa (1)
homem 85 anos multa (1)

Após um pequeno acidente antes do Natal, Ossie Gildart, de 85 anos, foi informado que precisaria fazer um teste de direção. Mas uma surpresa o aguardava quando entrou no Service New Brunswick em Bathurst.

“Ele disse: ‘Sr. Gildart, lamento, mas o senhor não pode fazer o teste, sua habilitação está suspensa'”, contou Gildart.

Gildart foi informado que sua habilitação estava suspensa até que pagasse 4.661,91 dólares canadenses devido a um acidente sem seguro, um valor equivalente a cerca de R$ 17.000, — um acidente que teria ocorrido em Toronto em 1960.

“Simplesmente não conseguia acreditar. Não conseguia me lembrar de ter sofrido um acidente em que eu não estivesse segurado”, disse ele.

O Fundo de Reclamações de Acidentes de Veículos Motorizados de Ontário permite que pessoas recuperem danos de acidentes com motoristas não segurados. Mas Gildart não se recorda de ter sofrido qualquer acidente durante seu tempo em Toronto, muito menos um em que estivesse sem seguro.

Enquanto morava em Ontário, Gildart trabalhava como técnico de serviços, sendo obrigado a ter seguro e renovar sua carteira de motorista anualmente. Quando deixou Ontário em 1971 para retornar a New Brunswick, recebeu sua licença Classe 1, dirigindo caminhões para a CN Rail.

homem 85 anos multa (2)
homem 85 anos multa (2)

E em todos os anos em que renovou sua habilitação, tanto em Ontário quanto em New Brunswick, esse antigo acidente nunca apareceu como problema.

Um porta-voz do Departamento de Segurança Pública de New Brunswick informou à CBC News que o Service New Brunswick realiza uma verificação em todo o Canadá para identificar suspensões de licença em outras jurisdições.

No entanto, se nossa investigação comprovar que o motivo da suspensão é uma decisão judicial com mais de 10 anos, não temos obrigação com outra província de suspender ou cobrar o valor pendente”, disse Geoffery Downey em um e-mail.

A habilitação de Gildart foi agora restaurada e seu teste de direção remarcado, mas ele ainda está com a pesada conta do Ministério dos Transportes de Ontário, embora lhe tenha sido permitido pagar mensalmente.

“Duzentos dólares por mês é um grande golpe”, disse ele. “Terei que abrir mão de alguma coisa para conseguir pagar isso.”

O Ministério de Negócios Públicos e Prestação de Serviços de Ontário afirmou que existem opções para aqueles que enfrentam reclamações através do programa.

Se um indivíduo for processado e discordar, ele pode se defender da ação que foi iniciada contra ele”, disse o porta-voz Jeffery Stinson em um e-mail. “Se uma sentença foi emitida, ele pode buscar orientação jurídica para tentar anular a sentença.”

A família de Gildart ainda está decidindo sobre os próximos passos, o que pode incluir a contratação de um advogado para ajudá-los a contestar a cobrança.

“Nunca fui notificado por ninguém, sobre nada. Nunca fui suspenso. Nunca tive problemas”, disse ele. “Simplesmente não consigo acreditar que fariam isso com um idoso que completará 86 anos na próxima semana.”


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.