GWM cria fundo para financiar compra de carros usados; marca chinesa injeta montante de R$ 60 milhões para as concessionárias

haval h6 2024 toriba santos (1)
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A GWM decidiu criar o primeiro Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FDIC) de uma montadora no país para a compra de veículos usados.

A montadora está garantindo no seu lançamento mais de R$ 60 milhões para sua rede de concessionárias, uma ação inédita que visa transformar a forma como veículos seminovos são negociados no país.

Isso permitirá trazer ganhos tanto para os clientes quanto para as concessionárias.

Segundo a GWM , o comprador será favorecido porque agora aumenta ainda mais a chance de seu usado ser supervalorizado na troca por um carro zero km das marcas Haval e ORA.

Para a concessionária, o novo fundo da GWM otimiza seu fluxo de caixa, facilitando o giro de estoque dos carros usados e dando maior tranquilidade financeira aos parceiros da marca, gerando assim uma mudança significativa no mercado automotivo.

O FDIC será um facilitador entre a montadora e suas atuais 100 concessionárias, incentivando a compra de veículos seminovos que entram como troca durante a venda de um GWM zero km.

Por essa estratégia, a GWM reforça a base de sua rede de concessionários, ainda mais que o negócio do carro usado é até mais lucrativo para as revendas que os zero km.

Como funciona?

De acordo com a GWM, a concessionária recebe do comprador parte do pagamento em dinheiro e o restante com o veículo usado, criando um débito correspondente ao modelo que precisa ser quitado.

Para garantir o fluxo de caixa, o fundo financia a concessionária, proporcionando um prazo de até três meses para a loja poder vender o carro usado “com calma”, sem precisar dispor de capital próprio, não impactando sua receita.

O FDIC é estruturado pelo Banco Alfa e gerido pela startup Kanastra, podendo alcançar rapidamente até R$ 500 milhões e estará disponível para todas as concessionárias da GWM no Brasil.

A GWM está oferecendo um crédito médio superior a R$ 2 milhões para cada um dos 28 grupos que gerenciam as atuais 100 concessionárias da marca, equivalente a um valor médio de R$ 100 mil por loja.


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X