Depois de outros embates entre concessionárias Volkswagen e a marca, nos Estados Unidos, mais um nó jurídico aparece.
Um grupo de concessionárias da Volkswagen e Audi na Flórida entrou com um processo contra a Scout Motors, alegando que o modelo de vendas diretas ao consumidor da startup de veículos elétricos viola a legislação estadual.
Este processo, o primeiro desafio legal formal das concessionárias da VW e Audi contra os planos da Scout, também questiona a independência da marca em relação ao Grupo Volkswagen e alega que a empresa não possui a devida licença de fabricante no estado.
Entre os principais grupos de concessionárias envolvidos na ação estão o Morgan Auto Group, Braman Automotive e Rick Case Automotive Group, que atuam em regiões importantes como Miami, Tampa e Tallahassee.
A Flórida, um dos maiores mercados para vendas de veículos novos nos Estados Unidos, tornou-se o epicentro deste confronto legal.
A questão central do processo é a alegada independência da Scout Motors.
Segundo John Forehand, advogado que representa as concessionárias, o Grupo Volkswagen possui ou controla mais de 30% da Scout, o que, pela legislação da Flórida, caracteriza a Scout como uma entidade “comum” ao Grupo VW.
Desde 2023, a Flórida adotou definições mais rigorosas sobre essas entidades comuns, impedindo-as de vender veículos diretamente aos consumidores e fortalecendo a proteção das concessionárias franqueadas.
O processo argumenta que, por ser considerada uma entidade comum ao Grupo Volkswagen, a Scout não pode aceitar depósitos ou reservas para veículos, prática que a lei estadual equipara à realização de uma venda.
A Scout Motors iniciou as reservas de seus veículos elétricos, o SUV Traveler e a picape Terra, em outubro, cobrando um valor reembolsável de 100 dólares. No entanto, os advogados das concessionárias alegam que esse valor pode ser interpretado como um depósito, o que violaria a legislação local.
Outro ponto levantado no processo é que qualquer fabricante que realize negócios na Flórida deve ser licenciado pelo Departamento de Segurança Rodoviária e Veículos Motorizados do estado.
As concessionárias afirmam que a Scout não possui essa licença, tornando suas operações ilegais.
Ao contrário de montadoras como Tesla, Rivian e Lucid, que não possuem redes de concessionárias franqueadas e, portanto, podem operar com vendas diretas na Flórida, a Scout enfrenta dificuldades devido à sua associação com o Grupo Volkswagen, que possui essas redes de distribuição estabelecidas.
O processo busca impedir que a Scout aceite depósitos para vendas de veículos na Flórida e solicita que a empresa seja proibida de operar no estado enquanto não obtiver a licença adequada.
As concessionárias também destacaram os esforços de marketing da Scout na região, incluindo uma propaganda exibida durante a temporada 2024 da NFL.
A Scout Motors, que planeja iniciar a produção de seus veículos elétricos em 2027 na Carolina do Sul, ainda não respondeu às alegações.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!