Com pouco mais de um mês antes de deixar a presidência, o governo de Joe Biden intensifica os esforços para consolidar a infraestrutura de veículos elétricos (EVs) nos Estados Unidos.
Entre as iniciativas mais recentes, o Departamento de Energia anunciou um empréstimo de US$ 1,25 bilhão para a EVgo, empresa de carregamento de EVs.
A verba financiará a instalação de aproximadamente 7.500 carregadores rápidos em cerca de 1.100 estações por todo o país nos próximos cinco anos, com foco em dispositivos de 350 kW capazes de carregar dois veículos simultaneamente.
O movimento reflete a urgência de Biden em avançar seus projetos antes que Donald Trump assuma o cargo, após prometer desmantelar grande parte do financiamento para EVs.
Trump declarou que acabará com o crédito fiscal de US$ 7.500 para a compra de novos EVs e eliminará os recursos restantes do Inflation Reduction Act destinados à expansão de infraestrutura de carregamento.
“Biden está determinado a direcionar o máximo possível de recursos para projetos de EV antes de sua saída,” afirmou o comunicado do Departamento de Energia (DOE).
Além do investimento na EVgo, o governo Biden aprovou recentemente outros empréstimos relacionados a EVs:
– US$ 7,54 bilhões para uma fábrica de baterias da Stellantis e Samsung em Indiana;
– US$ 6,6 bilhões para uma planta de produção da Rivian na Geórgia.
Segundo a administração, esses empréstimos não apenas incentivam a adoção de EVs, mas também criam empregos. A expansão da EVgo, por exemplo, deve gerar 180 vagas externas na construção e mais de 550 empregos de manutenção e suporte.
Embora Biden tenha prometido 500.000 carregadores até 2030, o progresso inicial foi lento.
Contudo, os números começaram a melhorar em 2024. De acordo com o DOE, os EUA agora contam com mais de 204.000 carregadores públicos, um aumento significativo em relação aos 202.000 de 2021.
Combinando carregadores de nível 2 e carregadores rápidos DC, cerca de 38.000 novos dispositivos foram instalados somente este ano, e quase 1.000 unidades são adicionadas semanalmente graças a esforços federais, estaduais, locais e investimentos privados.
A EVgo, sediada em Los Angeles, tem trabalhado em parceria com a General Motors para instalar milhares de carregadores, celebrando recentemente o marco de 2.000 estações ativas.
No entanto, a fragmentação e falhas frequentes na rede de carregamento permanecem como barreiras significativas à adoção de EVs.
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