Governo americano inicia investigação em 2,6 milhões de veículos da Tesla, equipados com o sistema “Actually Smart Summon”

tesla actually smart summon
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A Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA) abriu uma nova investigação sobre 2,6 milhões de veículos Tesla nos Estados Unidos.

O motivo? Relatos de acidentes envolvendo o recurso Actually Smart Summon, lançado em setembro, que permite mover os carros remotamente usando um aplicativo de smartphone.

O recurso foi projetado para que os usuários chamem o carro para se aproximar ou ir até outro local, mas relatos indicam falhas graves. Segundo a NHTSA, os veículos não conseguiram detectar postes ou carros estacionados, resultando em quatro colisões relatadas.

Usuários relataram dificuldades em evitar os acidentes, seja pela falta de tempo de reação ou por problemas em liberar o botão no aplicativo para interromper o movimento do carro.

Entre os incidentes documentados, um Model 3 em Houston colidiu com um carro estacionado com um passageiro dentro, enquanto um Model Y, em Nevada, fez uma curva inesperada e bateu em outro veículo.

A investigação cobre modelos de 2016 a 2025 do Model S e Model X, de 2017 a 2025 do Model 3 e de 2020 a 2025 do Model Y equipados com o sistema opcional Full Self-Driving (FSD).

A NHTSA analisará aspectos como velocidade máxima permitida pelo recurso, uso em vias públicas, atrasos de conectividade e desempenho em condições inesperadas.

Este não é o único problema enfrentado pela Tesla: em outubro de 2024, a agência iniciou outra investigação sobre 2,4 milhões de veículos com o FSD após quatro colisões, incluindo um acidente fatal em 2023.

A Tesla já enfrentou um recall de mais de dois milhões de veículos nos EUA em dezembro de 2023, para instalar novas proteções no sistema Autopilot. No entanto, a NHTSA ainda analisa se essas medidas foram suficientes para garantir que os motoristas permaneçam atentos.

A nova investigação representa mais um golpe para a empresa, que viu suas ações caírem 4% após o anúncio.

Enquanto Elon Musk planeja expandir a tecnologia de direção autônoma e robotáxis, as crescentes preocupações de segurança colocam em xeque a confiança nos sistemas avançados de assistência ao motorista da Tesla.


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.